Macroeconomia I (1 º Sem 2011/2012)

Macroeconomia I é uma UC obrigatória do 2º ano das licenciaturas em Economia, Finanças e Matemática Aplicada à Economia e Gestão, sendo ministrado um conjunto de conhecimentos cujo domínio é fundamental para o futuro licenciado. No desempenho das suas responsabilidades profissionais futuras, o estudante deverá ser capaz de desenvolver um bom raciocínio económico, para o que contribuirá a abordagem dos diversos pontos do programa de Macroeconomia I. A obtenção de aproveitamento a Macroeconomia I não se tem revelado fácil. A experiência tem evidenciado vários factores que concorrem para este facto: -assimilação deficiente de matérias anteriormente estudadas. Verifica-se que muitos alunos do 2º ano dominam insuficientemente técnicas matemáticas necessárias para Macroeconomia I, assim como não possuem conhecimentos de teoria económica elementar bem consolidados; - organização do estudo e assiduidade. A matéria estudada nesta UC é extensa e bastante interligada. Assim, é necessário um trabalho continuado, boa assiduidade e boa participação nas aulas. Não se esqueça que não estudar durante uma semana significa adiar esse esforço e comprometer a compreensão da matéria seguinte. Na semana antes da prova escrita, o tempo irá revelar-se escasso e insuficiente, se não tiver as matérias bem assimiladas.

Corpo Docente

JORGE MANUEL DE AZEVEDO HENRIQUES DOS SANTOS (Responsável)

JOÃO CARLOS LOPES

MARIA CÂNDIDA RODRIGUES FERREIRA

PAULO JOSÉ LOURENÇO DE AZEVEDO MADRUGA

VITOR ESCÁRIA

Últimos Anúncios

Publicação de Notas

As provas poderão ser consultadas no dia 21 de Março de 2012 das 9h às 10h no Gabinete 516 da Miguel Lupi.

Breve introdução

A disciplina de Macroeconomia I tem como objectivo o estudo a nível intermédio da Macroeconomia. À medida que avança no estudo desta disciplina, o aluno bem sucedido deverá ver progressivamente aumentada a sua capacidade de compreender as razões de fenómenos como, por exemplo, a inflação e o desemprego, o surgimento e superação das recessões e as flutuações cambiais. Deverá igualmente ser capaz de analisar os objectivos, restrições e dilemas da política económica seguida pelo Governo e pelo Banco Central Europeu. Muito embora Macroeconomia I seja uma UC predominantemente teórica, é de sublinhar a intenção de utilizar exemplos referentes à economia portuguesa, já que a maior parte dos livros comummente adoptados se baseiam nas economias dos EUA e do Reino Unido. Neste sentido, o estudante deve procurar manter-se informado da actualidade económica nacional e internacional, procurando compreendê-la através da teoria económica que vai aprendendo. Poderá, nomeadamente, ler com proveito as publicações do Banco de Portugal (boletins económicos e relatórios anuais), ou jornais e revistas de informação e análise económicas, como o The Economist ou o Financial Times.