Planeamento, Controlo e Integração da Produção (2 º Sem 2011/2012)

GEI (Gestão e Estratégia Industrial)

Março de 2012

Publicar Publicado em 26-03-2012

Consequências do plágio e outras fraudes

Gostaria de chamar a atenção sobre o regulamento dos mestrados que  estabelece o seguinte no artigo 7º (fraudes na avaliação de conhecimentos):

3. As fraudes comprovadas implicam a anulação da inscrição no respectivo mestrado, sem qualquer devolução dos montantes de propinas pagos, e a proibição de inscrição nos dois anos lectivos seguintes em qualquer outro curso do ISEG.

4. Da decisão referida no número anterior cabe recurso com efeito suspensivo.

5. A decisão do recurso compete a uma comissão de professores independente especialmente nomeada para o efeito pelo presidente do ISEG.

Ou seja, não vale a pena prevaricar!

Publicar Publicado em 23-03-2012

TPC 6

Por referência ao artigo ' Thai floods threaten Japanese supply chain' (disponibilizado na página de PCIP), discuta a vulnerabilidade das actuais cadeias de fornecimento à escala global.

O prazo de entrega deste trabalho é terça-feira, dia 3 de Abril às 18h.

Não se esqueça de utilizar o modelo disponibilizado de TPC para responder à questão.

Canal: Planeamento, Controlo e Integração da Produção - Autor: CLÁUDIA SOFIA SARRICO FERREIRA DA SILVA - Modificado em 23-03-2012 -

Publicar Publicado em 22-03-2012

Perguntas do TPC 5

Alguns alunos chamaram a atenção para o facto de o grau de dificuldade das perguntas do caso para TPC ser muito diferente.  Têm várias alternativas:

- respondem à mais interessante, por exemplo a última;
- ou combinam mais do que uma pergunta, para terem mais que analisar e discutir, até ao limite das 500 palavras.

Publicar Publicado em 20-03-2012

Escala de avaliação

Normalmente, utilizo a seguinte escala de avaliação:

0 - não fez o trabalho

1 - fez o trabalho mas não revela conhecimento da matéria dada

2 - revela conhecimento da matéria dada, mas não consegue utilizá-la para analisar o material

3 - conhece a matéria e utiliza-a para analisar o caso

4 - analisa o caso à luz da matéria e tem capacidade de síntese: conclui algo da análise que fez

5 - para além de conhecer, analisar e sintetizar, tem capacidade avaliativa face ao material, provavelmente porque teve a iniciativa de ler e estudar a matéria utilizando outras fontes para além daquelas que lhe foram directamente fornecidas.

Publicar Publicado em 20-03-2012

TPC 5

Caríssimos,

Já afixei o TPC 5 sobre gestão de inventário no McDonalds.  Este TPC é para entregar até às 18h de sexta-feira, dia 23 de Março.

Publicar Publicado em 21-03-2012

Carga de trabalho esperada a PCIP

PCIP é uma cadeira que tem 6 ECTS.  1 ECTS corresponde a entre 25 e 30 horas de trabalho (ver http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Processo%20de%20Bolonha/Objectivos/ECTS).  Uma semana corresponde a entre 35 a 40 horas de trabalho, que corresponderá num semestre a 30 ECTS.  Assim, 6 ECTS deverá corresponder a 7 a 8 horas de trabalho por semana.  Como têm 3 horas de aula, isso significa entre 4 a 5 horas de trabalho autónomo para PCIP em cada semana.  Este trabalho autónomo significará, entre outros:

- ler o capítulo do livro correspondente à matéria dada;

- praticar os exercícios disponibilizados no livro ou outros de forma a assegurar que se compreendeu a matéria: 'practice makes perfect';

- ler e preparar o estudo de caso ou exercício de TPC;

- preparar os TPC a serem submetidos a avaliação;

- para quem tem ambições a uma nota de topo, ler outras fontes bibliográficas e investigar mais sobre os assuntos tratados na cadeira.

Publicar Publicado em 21-03-2012

Atendimento aos alunos

Como vos tinha dito na primeira aula, estou disponível para vos atender mediante marcação prévia. Em geral, estou disponível:

- terça-feira, das 15h às 18h e depois da aula;

- quarta-feira, das 8h às 18h.

Publicar Publicado em 14-03-2012

TPC4

Por referência ao artigo 'Clicks and Bricks' (disponibilizado na página de PCIP), discuta as implicações para a gestão da capacidade das operações de uma transição de uma operação de 'Bricks' para uma de 'Clicks'.

Enviar o ficheiro com o número e nome no seguinte formato xxxxxMariaSilva.

Publicar Publicado em 08-03-2012

Dicas para o mini estudo de caso

Caríssimos,

Têm surgido dúvidas sobre o mini-estudo de caso a entregar no dia do exame.  A ideia é:

- redigir um estudo de caso que ilustre um ponto da matéria;
- analisar o estudo de caso à luz da matéria (ou seja, fazer perguntas relevantes sobre ele e responder a essas perguntas).

Ou seja, vós fazeis o enunciado do problema e respondeis ao problema.

Cláudia Sarrico

Publicar Publicado em 08-03-2012

Cuidados com os TPC

Caríssimos,

Uma das ideias principais dos TPC é não só avaliar-vos, mas ser um instrumento da aprendizagem contínua.  Assim, faz todo o sentido que discutam o caso com colegas, que tirem dúvidas, pesquisem sobre o assunto, etc.  No entanto, o principal é compreendere o que estão a fazer e aprenderem.  Assim, há que ter cuidado com resoluções que andem por aí na 'nuvem' ou passadas entre pessoas, que podem conter erros.

Reservo-me ainda o direito de vos questionar directa e individualmente sobre os vossos trabalhos, se tiver dúvidas acerca do vosso trabalho e do entendimento que têm sobre o que escreveram.

Cláudia Sarrico

Publicar Publicado em 04-03-2012

Prazo de entrega de TPC

Os TPC devem ser entregues por email até às 18h da terça-feira antes do estudo de caso ser discutido na aula.  Poderão fazê-lo na opção do menu do lado esquerdo 'Enviar email'. Por favor, nomear o ficheiro com o vosso número de aluno.

Publicar Publicado em 05-03-2012

Actualização de modelos

Actualizei os modelos de TPC e mini estudo de caso para que possam incluir a turma a que pertencem.