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CECON  >  2ª Edição  >  Currículo  >  Globalização e Mercados Regionais

Mestrado em Ciências Económicas

Plano Curricular 2ª Edição


Globalização e Mercados Regionais (GMR)

UC Competência

Globalização e Mercados Regionais(Economia)

UC Execução

Globalização e Mercados Regionais (2009/2010 - Semestre 2)
Globalização e Mercados Regionais (2008/2009 - Semestre 2)

Contextos

Grupo: 2ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativa 2

Período: 1 Ano, 2 Semestre

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Dar aos alunos os conhecimentos essenciais das várias teorias do comércio internacional e do investimento directo estrangeiro;

Pôr os anos a reflectir sobre os vários aspectos da globalização, nomeadamente sobre o papel das firmas multinacionais;

Analisar o papel das organizações internacionais, nomeadamente do GATT-OMC, na regulação do comércio e do investimento internacionais;

Desenvolver nos estudantes a análise crítica e a forma concisa e rigorosa de escrever e expor.

Programa

- Teorias do comércio internacional;
- Teorias do investimento directo estrangeiro e o papel das firmas multinacionais;
- Comércio livre ou política comercial estratégica?;
- Conceitos de globalização;
- As duas ondas de globalização: semelhanças e diferenças;
- Regionalização versus globalização;
- Os vários níveis da integração económica e os principais blocos regionais;
- Comércio, ambiente e globalização: o papel da OMC e a agenda pós- Seattle;
- Estudos empíricos.

Metodologia de avaliação

A nota final, na escala de 0 a 20, é atribuída com base num exame escrito, podendo eventualmente ser tido em conta o resultado da avaliação ao longo do semestre.

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.