Mestrado em Ciências Económicas
Plano Curricular 2ª Edição
Globalização e Mercados Regionais (GMR)
UC Competência
Globalização e Mercados Regionais(Economia)UC Execução
Globalização e Mercados Regionais (2009/2010 - Semestre 2)Globalização e Mercados Regionais (2008/2009 - Semestre 2)
Contextos
Grupo: 2ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativa 2
Período: 1 Ano, 2 Semestre
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Dar aos alunos os conhecimentos essenciais das várias teorias do comércio internacional e do investimento directo estrangeiro;
Pôr os anos a reflectir sobre os vários aspectos da globalização, nomeadamente sobre o papel das firmas multinacionais;
Analisar o papel das organizações internacionais, nomeadamente do GATT-OMC, na regulação do comércio e do investimento internacionais;
Desenvolver nos estudantes a análise crítica e a forma concisa e rigorosa de escrever e expor.
Programa
- Teorias do comércio internacional;
- Teorias do investimento directo estrangeiro e o papel das firmas multinacionais;
- Comércio livre ou política comercial estratégica?;
- Conceitos de globalização;
- As duas ondas de globalização: semelhanças e diferenças;
- Regionalização versus globalização;
- Os vários níveis da integração económica e os principais blocos regionais;
- Comércio, ambiente e globalização: o papel da OMC e a agenda pós- Seattle;
- Estudos empíricos.
Metodologia de avaliação
A nota final, na escala de 0 a 20, é atribuída com base num exame escrito, podendo eventualmente ser tido em conta o resultado da avaliação ao longo do semestre.
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.