Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Plano Curricular 14ª Edição
Gestão da Tecnologia e Inovação (GTI)
UC Competência
Gestão da Tecnologia e Inovação(Gestão)UC Execução
Gestão da Tecnologia e Inovação (2009/2010 - Semestre 2)Gestão da Tecnologia e Inovação (2008/2009 - Semestre 2)
Contextos
Grupo: 14ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período: 1 Ano, 2 Semestre
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Fornecer um quadro de referência sobre a génese da invenção e do processo de inovação, com ênfase na análise dos processos de estímulo à criatividade e na compreensão do papel crucial da informação e do conhecimento na competitividade das empresas;
- Evidenciar o papel determinante do conhecimento, da tecnologia e dos activos complementares na formulação e no sucesso das estratégias empresariais;
- Descrever o processo de transformação de estratégias tecnológicas em programas e projectos de I&D;
- Identificar as principais fontes de financiamento de projectos I&D e a sua relação com a performance da empresa.
Programa
O programa da disciplina inclui nove capítulos, como se indica abaixo:
- Inovação e tecnologia: perspetiva geral;
- Padrões de mudança nas tecnologias e nos mercados;
- Inovação e gestão na empresa;
- Inovação aberta;
- Estratégias tecnológicas e de inovação;
- Opções de desenvolvimento tecnológico;
- Processos de desenvolvimento de novos produtos;
- Cooperação de base tecnológica;
- Renovação da base de conhecimentos da empresa.
Metodologia de avaliação
A nota final, na escala de 0 a 20, é atribuída com base num exame escrito, podendo eventualmente ser tido em conta o resultado da avaliação ao longo do semestre.
Bibliografia
Principal
Strategic Management of Technology and Innovation
Burgelman, Robert A., Clayton M. Christensen e Steven C. Wheelwright
2009
5ª edição, McGraw- Hill, Nova Iorque.
The Fearless Organization: Creating Psychological Safety in the Workplace for Learning, Innovation, and Growth
Edmondson, Amy C.
2019
Wiley, Nova York
Hit Refresh: The quest to rediscover Microsoft?s soul and imagine a better future for everyone
Nadella, Satya
2017
HarperCollins, New York.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.