Licenciatura em Finanças
Plano Curricular Finanças
Economia da Educação (EED)
UC Competência
Economia da Educação(Economia)UC Execução
Economia da Educação (2020/2021 - Semestre 2)Economia da Educação (2020/2021 - Semestre 1)
Economia da Educação (2019/2020 - Semestre 2)
Economia da Educação (2019/2020 - Semestre 1)
Economia da Educação (2018/2019 - Semestre 2)
Economia da Educação (2018/2019 - Semestre 1)
Economia da Educação (2017/2018 - Semestre 2)
Economia da Educação (2017/2018 - Semestre 1)
Economia da Educação (2016/2017 - Semestre 2)
Economia da Educação (2016/2017 - Semestre 1)
Economia da Educação (2015/2016 - Semestre 2)
Economia da Educação (2015/2016 - Semestre 1)
Economia da Educação (2014/2015 - Semestre 2)
Economia da Educação (2014/2015 - Semestre 1)
Economia da Educação (2013/2014 - Semestre 2)
Economia da Educação (2013/2014 - Semestre 1)
Economia da Educação (2012/2013 - Semestre 2)
Economia da Educação (2012/2013 - Semestre 1)
Economia da Educação (2011/2012 - Semestre 1)
Economia da Educação (2010/2011 - Semestre 1)
Contextos
Grupo: Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
Período: 3 Ano, 2 Semestre
Grupo: Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
Período: 3 Ano, 1 Semestre
Peso
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A Unidade Curricular de Economia da Educação visa apetrechar os/as alunos/as com o conhecimento actual, rigoroso e cientificamente enquadrado dos principais problemas e desafios da Educação e Formação em Portugal e no contexto Europeu.
Como domínio da Economia e políticas públicas, a UC considerará as principais teorias de suporte ? como as do capital humano e do ciclo de vida ? as relações entre educação, crescimento e desenvolvimento económico, as questões da eficácia, eficiência e equidade em Educação, o financiamento da Educação pública, entre outros tópicos principais.
O trabalho com indicadores estatísticos nacionais e internacionais, e a preparação para a consulta de bases de dados de referência em Economia, como o EUROSTAT, a da OCDE, a portuguesa PORDATA constituem objectivos importantes da UC.
Programa
- Introdução à História da Educação em Portugal;
- O mercado de Educação;
- A teoria do Investimento em Capital Humano e suas críticas;
- Novas abordagens teóricas;
- Educação e desenvolvimento económico;
- Educação e Formação ao Longo da Vida;
- Educação e Formação como processos interinstitucionais supranacionais;
- O financiamento da Educação - breve introdução
Metodologia de avaliação
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Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.