Licenciatura em Finanças
Plano Curricular Finanças
Análise de Redes Sociais (ARS-OPT)
UC Competência
Análise de Redes Sociais(Ciências Sociais)UC Execução
Análise de Redes Sociais (2020/2021 - Semestre 2)Análise de Redes Sociais (2019/2020 - Semestre 2)
Análise de Redes Sociais (2018/2019 - Semestre 2)
Análise de Redes Sociais (2017/2018 - Semestre 2)
Análise de Redes Sociais (2016/2017 - Semestre 2)
Contextos
Grupo: Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
Período: 3 Ano, 2 Semestre
Peso
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Porque é que algumas organizações se autodestroem e outras crescem e são inovadoras? Porque é que os Sportinguistas convivem maioritariamente com Sportinguistas? Que estratégias utilizam as elites empresariais para aumentar o seu poder económico e político? Ou porque é fácil para alguém já rico ficar ainda mais rico? Com a metodologia da análise de redes sociais responderemos a perguntas como estas. Serão analisados diferentes tipos de redes sociais (intra e interorganizacionais) com o objetivo de compreender diferentes dinâmicas sociais como capacidade de ação coletiva, difusão de informação, conflitos, construção de capital social, formação de elites, etc - com o uso de softwares como UCINET, NETdraw e Key player.
Programa
- Introdução: análise redes sociais o que é, e qual o seu valor acrescentado às análises estatísticas tradicionais nas ciências sociais;
- Investigação em ARS: métodos de recolha de dados; tipo de dados (sociogramas); análise de dados com UCINET VI e visualização com Net Draw;
- Formato dos dados: redes de um modo vs dois modos. Temáticas: interlocking directorships...;
- As Redes de um sistema social ou completas- organizações, comunidades, países. Medidas de ARS: coesão ou densidade, centralização, reciprocidade, o centro e a periferia...); Temáticas: cooperação, conflito, poder, solidariedade, capital social, inovação;
- As redes pessoais ou ego-redes. Medidas de ARS: buracos estruturais, densidade, homofilia....;Temáticas: capital social, apoio social, capacidade de inovação, criatividade;
- Análise dos indivíduos de uma rede social: Medidas de ARS: centralidade, capital social, atores chave... Temáticas: liderança, disseminação de informação, poder...;
- Análise de subgrupos baseadas na coesão. Medidas de ARS: cliques, clans, k cores... Temáticas: cooperação, ação coletiva, conflitos, performance, difusão de inovações, influência social;
- Análise de subgrupos baseados nas Posições e papéis. Medidas de ARS: equivalência estrutural e regular... Temáticas: difusão de inovações, imitação, semelhança de atitudes e comportamentos, influência social;
- Novos desafios que se colocam à análise de redes sociais: big data e questões éticas.
Metodologia de avaliação
. Trabalhos práticos -70%
. Trabalho escrito final - 30%
Bibliografia
Principal
Analyzing Social Networks
Borgatti, S., Everett, M.G., Johnson, J.C
2013
Sage
Secundária
Conectados por redes sociales. Introducción al Análisis de Redes Sociales y Casos Prácticos
Miguel del Fresno, Pilar Marqués y David S. Paunero (eds.)
2014
Editorial UOC
Social Network Analysis
Scott, John
2000
Sage
Introducing Social Networks
Degenne, A., Forsé, M
1999
Sage
Social Network Analysis: Methods and Applications
Wasserman, S., Faust, K
1994
Cambridge University Press