Licenciatura em Finanças
Plano Curricular Finanças
Empreendedorismo (EMPR)
UC Competência
Empreendedorismo(Gestão)UC Execução
Empreendedorismo (2020/2021 - Semestre 2)Empreendedorismo (2020/2021 - Semestre 1)
Empreendedorismo (2019/2020 - Semestre 2)
Empreendedorismo (2019/2020 - Semestre 1)
Empreendedorismo (2018/2019 - Semestre 2)
Empreendedorismo (2018/2019 - Semestre 1)
Empreendedorismo (2017/2018 - Semestre 2)
Empreendedorismo (2017/2018 - Semestre 1)
Empreendedorismo (2016/2017 - Semestre 2)
Empreendedorismo (2016/2017 - Semestre 1)
Empreendedorismo (2015/2016 - Semestre 2)
Empreendedorismo (2015/2016 - Semestre 1)
Empreendedorismo (2014/2015 - Semestre 2)
Empreendedorismo (2014/2015 - Semestre 1)
Empreendedorismo (2013/2014 - Semestre 2)
Empreendedorismo (2013/2014 - Semestre 1)
Empreendedorismo (2012/2013 - Semestre 2)
Empreendedorismo (2012/2013 - Semestre 1)
Empreendedorismo (2011/2012 - Semestre 2)
Empreendedorismo (2011/2012 - Semestre 1)
Empreendedorismo (2010/2011 - Semestre 2)
Empreendedorismo (2010/2011 - Semestre 1)
Empreendedorismo (2009/2010 - Semestre 2)
Empreendedorismo (2009/2010 - Semestre 1)
Empreendedorismo (2008/2009 - Semestre 2)
Empreendedorismo (2008/2009 - Semestre 1)
Empreendedorismo (2007/2008 - Semestre 1)
Contextos
Grupo: Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
Período: 3 Ano, 2 Semestre
Grupo: Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
Período: 3 Ano, 1 Semestre
Peso
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Desenvolver nos alunos o gosto pelo empreendedorismo.
Melhorar nos alunos o processo de detecção e análise de oportunidades de negócio.
Conhecer os critérios utilizados pelos investidores para avaliar propostas de investimento.
Praticar a análise financeira.
Conhecer as vantagens associadas à protecção da propriedade industrial.
Melhorar a compreensão do papel recursos humanos e operacionais.
Desenvolver um Plano de Negócios.
Programa
- Introdução à cadeira de Empreendedorismo;
- A Criação de Novos Negócios;
- Da ideia ao Mercado. Estudo de Mercado, Mercado alvo e Análise da Estrutura Competitiva;
- Apresentação dos alunos I - Da Ideia ao Conceito;
- Critérios para Avaliação de Oportunidades de Negócio;
- Apresentação dos alunos II - Análise de Oportunidade de Mercado;
- Protecção da Propriedade Industrial. Empresa na Hora e Marca na Hora;
- Marketing das Start-ups. Como sair do nicho? Planeamento Financeiro de Novos Negócios - Financiamento;
- Apresentação dos alunos III - Do Mercado ao Plano Operacional e de Recursos Humanos;
- O plano de Negócios;
- A Equipa de Empreendedores;
- Apresentação dos alunos IV - Apresentação final dos Planos de Negócio;
- Apresentação dos alunos IV - Apresentação final dos Planos de Negócio.
Metodologia de avaliação
- Apresentação dos alunos I ? Da Ideia ao Conceito ? 10%;
- Apresentação dos alunos II ? Análise de Oportunidade de Mercado e entrega de Relatório de Progresso: 25% + 10% dependente da apresentação do trabalho no prazo estipulado;
- Apresentação dos alunos III ? Do Mercado ao Plano Operacional e de Recursos Humanos -10%;
- Apresentação dos alunos IV ? Apresentação final dos Planos de Negócio e Relatório Final: 40% + 10% dependente da apresentação do trabalho no prazo estipulado.
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.