Licenciatura em Finanças
Plano Curricular Finanças
Gestão da Inovação (GI)
UC Competência
Gestão da Inovação(Gestão)UC Execução
Gestão da Inovação (2020/2021 - Semestre 1)Gestão da Inovação (2019/2020 - Semestre 1)
Gestão da Inovação (2018/2019 - Semestre 1)
Gestão da Inovação (2017/2018 - Semestre 1)
Gestão da Inovação (2016/2017 - Semestre 1)
Gestão da Inovação (2015/2016 - Semestre 1)
Gestão da Inovação (2014/2015 - Semestre 1)
Gestão da Inovação (2013/2014 - Semestre 1)
Gestão da Inovação (2012/2013 - Semestre 1)
Gestão da Inovação (2011/2012 - Semestre 1)
Gestão da Inovação (2010/2011 - Semestre 1)
Gestão da Inovação (2009/2010 - Semestre 1)
Gestão da Inovação (2008/2009 - Semestre 1)
Gestão da Inovação (2007/2008 - Semestre 2)
Gestão da Inovação (2007/2008 - Semestre 1)
Contextos
Grupo: Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
Período: 3 Ano, 1 Semestre
Peso
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
-Fornecer aos alunos os elementos básicos necessários à gestão da inovação e da tecnologia, estimulando a capacidade de os aplicar em situações concretas;
-Analisar as relações entre tecnologia e estratégia e as suas implicações para a competitividade empresarial;
-Estudar os processos de gestão de projectos de desenvolvimento de novos produtos e/ou processos;
-Identificar as principais formas de acesso a tecnologia no exterior e as potencialidades da sua utilização;
-Analisar os processos de formação e gestão de acordos cooperativos de base tecnológica;
-Desenvolver capacidades de análise crítica sobre decisões empresariais e de responder a questões relativas à gestão da inovação e da tecnologia; e
-Abordar os problemas éticos associados à gestão da tecnologia e da inovação.
Programa
1 Inovação e tecnologia: perspectiva geral
2 Padrões de mudança nas tecnologias e nos mercados
3 Inovação e gestão na empresa
4 A Gestão da inovação como Gestão do paradoxo
5 Novas dimensões e desafios na Gestão da Inovação: Inovação Aberta; Inovação no Modelo de negócio; Modelos de Negócio Digitais e Empresas Plataforma
6 Estratégias tecnológicas e de inovação
7 Opções de desenvolvimento tecnológico
8 Processos de desenvolvimento de novos produtos
9 Cooperação de base tecnológica
10 Renovação da base de conhecimentos da empresa
Metodologia de avaliação
As aulas são de natureza teórico-prática, recorrendo a diferentes abordagens metodológicas para estimular o interesse dos alunos. A disciplina pretende estimular diferentes capacidades: pesquisa, reflexão sobre os temas, defesa de posições na turma, discussão de casos práticos e reflexão sobre a dimensão ética da gestão da tecnologia e da inovação. A atenção dos alunos é focada através do recurso a um livro texto, que actua como focussing device. Para além da dinâmica de aprendizagem em sala de aula, os alunos têm de preparar e apresentar nas aulas as suas respostas a questões concretas suscitadas pelos caos estudados. A aprendizagem e o trabalho em grupo são estimulados, tanto na abordagem dos casos, como na realização de um trabalho final sobre os processos e instrumentos de gestão da tecnologia e da inovação numa empresa concreta, com base em entrevista(s) na empresa e em pesquisa de material complementar.
Bibliografia
Principal
Strategic Management of Technology and Innovation
Burgelman, Robert A., Clayton M. Christensen e Steven C. Wheelwright
2009
5ª edição, McGraw-Hill, Nova Iorque
Hit Refresh: The quest to rediscover Microsoft?s soul and imagine a better future for everyone
Nadella, Satya
2017
HarperCollins, New York.
Gerir o Paradoxo: Uma aplicação à Gestão da Inovação
Simões, Vítor Corado
2013
Keynote speech, XXXVIII Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro
Strategic Management of Technology and Innovation,
Schilling, Melissa
2016
5ª ed., McGraw Hill, New York.
The Fourth Industrial Revolution: What it means, how to respond?, World Economic Forum
Schwab, Klaus
2016
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Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.