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GRH-A  >  Gestão de Recursos Humanos (GRH-A)  >  Currículo  >  Modelos de Gestão de Competências, Avaliação e Recompensas

Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

Plano Curricular Gestão de Recursos Humanos (GRH-A)


Modelos de Gestão de Competências, Avaliação e Recompensas (MGCAR)

UC Competência

Modelos de Gestão de Competências, Avaliação e Recompensas(Gestão)

UC Execução

Modelos de Gestão de Competências, Avaliação e Recompensas (2020/2021 - Semestre 1)
Modelos de Gestão de Competências, Avaliação e Recompensas (2010/2011 - Semestre 1)

Contextos

Grupo: Gestão de Recursos Humanos (GRH-A) > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 1 Ano, 1 Semestre

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Aumentar o conhecimento sobre o diagnóstico das necessidades de competências e o que fazer para realmente desenvolver essas competências.

Compreender como usar de forma eficaz os modelos de avaliação disponíveis.

Analisar o que são modelos de recompensa e em que condições devem ser utilizados tendo presente os seus objectivos

Programa

1.Enquadramento da gestão de recursos humanos
-Articulando a gestão de recursos humanos com o negócio
-Competências e vantagens competitivas
2.Formação e desenvolvimento para potenciar o capital humano
-Culturas de aprendizagem nas organizações
-Modelos de desenvolvimento
-Processos e etapas no desenvolvimento
3. Modelos baseados em competências
-Origem e definição de competências
-Tipologias de competências
-Modelos e sua aplicação prática
-Processo de identificação de competências
-Implicações da utilização de modelos de competências
4. Gestão e avaliação do desempenho
-Objetivos e requisitos da gestão de desempenho
-Métodos de avaliação do desempenho
-Interligação da avaliação do desempenho com os outros sistemas de recursos humanos
-Feedback contínuo
5. Gestão dos sistemas de recompensas
-Recompensas e motivação
-Recompensas baseadas nas competências

Metodologia de avaliação

A nota final, na escala de 0 a 20, é atribuída com base num exame escrito, podendo eventualmente ser tido em conta o resultado da avaliação ao longo do semestre.

Bibliografia

Principal

Handbook of Reward Management Practice: Improving Performance Through Reward

Armstrong, M.

2015

(5th edition). London: Kogan Page.

Humanator XXI Recursos Humanos e Sucesso Empresarial

Camara, P. B., Guerra, P. B., & Rodrigues, J. V.

2016

(7ª edição). Lisboa: Publicações Dom Quixote.

Manual de Comportamento Organizacional e Gestão

Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C., & Cabral-Cardoso, C.

2016

(8ª edição). Lisboa: Editora RH.

Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano

Rêgo, A., Cunha, M. P., Gomes, J. F. S., Cunha. R. C., Cabral-Cardoso, C., & Marques, C. A.

2015

(3ª edição). Lisboa: Edições Silabo.

Organizational Behavior

Robbins, S. P., & Judge, T. A.

2015

(16th edition). New York: Prentice-Hall

Contemporary Human Resource Management

Wilkinson, A., Redman, T., & Dundon, T.

2017

(5th edition). Harlow, UK: Pearson Education.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.