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GRH-A  >  Gestão de Recursos Humanos (GRH-A)  >  Currículo  >  Gestão de Equipas

Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

Plano Curricular Gestão de Recursos Humanos (GRH-A)


Gestão de Equipas (GEQ)

UC Competência

Gestão de Equipas(Ciências Sociais)

UC Execução

Gestão de Equipas (2020/2021 - Semestre 2)
Gestão de Equipas (2010/2011 - Semestre 2)

Contextos

Grupo: Gestão de Recursos Humanos (GRH-A) > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativa 1

Período: 1 Ano, 2 Semestre

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Procura dar a conhecer conceitos para melhor compreensão do funcionamento de equipas nas organizações.

Tem como principal objectivo a melhoria do desempenho das equipas de trabalho.

Propõe uma aproximação holística do grupo através da combinação de teorias da Psicologia e práticas actuais de gestão.

Os principais tópicos desenvolvidos incluem o desenho de tarefas, a composição de equipas, a estruturação de papeis dentro das equipas, socialização dos membros, influência e poder, liderança e tomada de decisão e formação.

É dada grande ênfase à aprendizagem pela experiência assim como aos estudos de caso e às discussões em sala.

Programa

Breve introdução:
- Novas realidades nas organizações e o primado das equipas;
- As novas conceções de projectos, as equipas virtuais, as exigências da participação;
- Vertentes e abordagens no estudo dos grupos nas organizações.

Perspetiva histórica do estudo dos grupos:
- Os estudos de Hawthorne;
- Contributos diversos da Psicologia;
- A escola do Tavistock Institute;
- Abordagens atuais dos grupos.

Equipas e condições para a sua eficácia:
- Funções dos grupos;
- Modelos de desenvolvimento dos grupos;
- Modelos de eficácia de grupos;
- Modelos de decisão em grupo;
- Liderança e eficácia de grupos.

Afetos e emoções nas equipas:
- A gestão construtiva de conflitos;
- A comunicação eficaz;
- A inteligência emocional no trabalho em equipa;
- Análise dos estilos cognitivos e emocionais dos membros da equipa.

Equipas e ambiente de trabalho:
- Promoção da criatividade e mudança nas equipas;
- Ambientes criativos;
- As equipas e os comportamentos desviantes;
- O stress nas equipas.

Metodologia de avaliação

- Realização de exercícios e casos a preparar em grupo durante as aulas: 30%;
- Participação nas aulas: inclui intervenções espontâneas e planeadas, ex: críticas, comparações, implicações: 20%;
- Estudo de caso em grupo: solicita-se aos grupos para prepararem por escrito um caso. Pretende-se não só que apliquem tópicos relacionados com a disciplina mas também conhecimentos sobre os processos grupais: (50%.

Bibliografia

Principal

Manual de comportamento organizacional e gestão

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Psicologia social,

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Secundária

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