Mestrado em Trabalho, Organizações e Mercados
Plano Curricular Trabalho, Organizações e Mercados
Metodologias de Investigação Social (MEIS)
UC Competência
Metodologias de Investigação Social(Ciências Sociais)UC Execução
Metodologias de Investigação Social (2012/2013 - Semestre 2)Contextos
Grupo: Trabalho, Organizações e Mercados > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período: 1 Ano, 2 Semestre
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Estudo aprofundado dos métodos e práticas de investigação social.
Proporcionar uma compreensão dos principais problemas que se colocam nas diversas fases da investigação.
Promover a capacidade de investigação com vista à realização com êxito da tese no âmbito do curso de mestrado.
Programa
- A prática científica nas ciências sociais;
- O processo e as fases da investigação científica;
- Os métodos quantitativo e qualitativo;
- O trabalho de campo e os instrumentos de recolha de informações;
- Organização e análise das informações obtidas.
Metodologia de avaliação
- Participação em workshops temáticos: 20%;
- Apresentação de um relatório individual (6000 palavras) de acordo com as indicações do docente: 20%;
- Elaboração de um trabalho (12000 palavras) sobre um tema livremente escolhido no âmbito do programa da disciplina: 60%.
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.