Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

EC  >  Economia  >  Currículo  >  Economia do Trabalho

Master in Economics

Plano Curricular Economia


Economia do Trabalho (ETB)

UC Competência

Economia do Trabalho(Economia)

UC Execução

Economia do Trabalho (2020/2021 - Semestre 2)
Economia do Trabalho (2019/2020 - Semestre 2)
Economia do Trabalho (2018/2019 - Semestre 2)
Economia do Trabalho (2017/2018 - Semestre 2)
Economia do Trabalho (2016/2017 - Semestre 2)
Economia do Trabalho (2015/2016 - Semestre 2)
Economia do Trabalho (2014/2015 - Semestre 2)
Economia do Trabalho (2013/2014 - Semestre 2)
Economia do Trabalho (2012/2013 - Semestre 2)
Economia do Trabalho (2011/2012 - Semestre 2)
Economia do Trabalho (2010/2011 - Semestre 2)
Economia do Trabalho (2009/2010 - Semestre 2)

Contextos

Grupo: Economia > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 1 Ano, 2 Semestre

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo da disciplina é o de expor os alunos aos principais conceitos da economia do trabalho. A disciplina assume uma abordagem microeconómica das questões do emprego e do desemprego. Em todos os capítulos do programa coexistem as abordagens teóricas e empíricas dos fenómenos estudados.

Os alunos são incentivados a pensar como economistas sobre as questões que se levantam no mercado de trabalho e nas principais políticas públicas que têm impacto no mercado de trabalho. A utilização de evidência recente para Portugal é uma das características mais importantes do curso e tem como objetivo aproximar os tópicos mais conceptuais da realidade económica mais próxima do aluno. A motivação para o trabalho empírico de qualidade é uma prioridade da aprendizagem.

Programa

O curso cobre as principais questões que se colocam com a procura e a oferta de trabalho e a implicação das instituições do mercado de trabalho para a determinação do salário e do emprego de equilíbrio.

A primeira parte da disciplina aborda de forma simplificada a determinação da procura e da oferta de trabalho.

Na segunda parte tratam-se aspetos mais desenvolvidos da economia de trabalho, com destaque para a determinação de diferenciais salariais compensadores, os modelos de incentivos na determinação salarial, o impacto do salário mínimo, a desigualdade e o desemprego.

A terceira parte do curso aborda as questões da rotação no mercado de trabalho e a sua relação com o ciclo económico e o crescimento da produtividade e dos salários.

Metodologia de avaliação

A nota final, na escala de 0 a 20, é atribuída com base num exame escrito, podendo eventualmente ser tido em conta o resultado da avaliação ao longo do semestre.

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.