Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Plano Curricular Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Organizações (CTSO)
UC Competência
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Organizações(Ciências Sociais)UC Execução
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Organizações (2020/2021 - Semestre 2)Ciência, Tecnologia, Sociedade e Organizações (2019/2020 - Semestre 2)
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Organizações (2018/2019 - Semestre 2)
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Organizações (2017/2018 - Semestre 2)
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Organizações (2016/2017 - Semestre 2)
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Organizações (2015/2016 - Semestre 2)
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Organizações (2014/2015 - Semestre 2)
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Organizações (2013/2014 - Semestre 2)
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Organizações (2012/2013 - Semestre 2)
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Organizações (2011/2012 - Semestre 2)
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Organizações (2010/2011 - Semestre 2)
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Organizações (2009/2010 - Semestre 2)
Contextos
Grupo: Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período: 1 Ano, 2 Semestre
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Analisar as interelações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e distinguir abordagens deterministas e interativas sobre a relação entre Ciência e Sociedade.
- Permitir a compreensão das dinâmicas sociais, políticas, científicas e tecnológicas envolvidas na Ciência e na Tecnologia perspetivando possibilidades de mudança social
- Aplicar teorias e abordagens sociológicas e metodologias qualitativas conduzindo uma pesquisa sociológica num contexto de orientação.
- Desenvolver capacidades comunicacionais e interelacionais em contexto de investigação científica.
Programa
1. Entender a Ciência, a Tecnologia, a Sociedade e as Organizações
1.1.Temas atuais na compreensão da Ciência e da Tecnologia
1.2. Novos paradigmas da ciência
1.3. Investigar CTS: metodologias da Sociologia e dos Estudos Sociais da Ciência
2. Ciência, Globalização e Mudanças Sociais
2.1. A sociedade da informação e a sociedade em rede
2.2. A sociedade do risco
2.3. Governança da ciência
3. Trabalho Científico, Organização do Trabalho Científico e Profissão
3.1. Organização da ciência e da tecnologia
3.2. O laboratório: espaço de produção
3.3. Trabalho científico e profissão em ciência e tecnologia.
Metodologia de avaliação
1) apresentação de um texto proposto no programa, com entrega de um guião powerpoint no início da aula da aula. Este exercício visa explorar competências de síntese e capacidades de comentário a textos teóricos e empíricos, assim como fomentar competências de apresentação e discussão em equipa. Valorizam-se as soluções dinâmicas de discussão na sala de aula, assim como a capacidade de problematização dos textos propostos. O peso deste elemento de avaliação na classificação final é de 40 %.
2) trabalho individual ou de grupo (no máximo composto por 4 elementos) sobre um tema escolhido. A avaliação vale 50% e é realizada em dois momentos: uma primeira avaliação tem lugar com a entrega da proposta do trabalho (em data a comunicar pela docente) (10%) e uma segunda avaliação é feita com a entrega do trabalho final e a discussão oral com a docente (40%). O peso do trabalho na classificação final é de 50 %. As datas para a discussão serão estabelecidas fora do período de aulas mas dentro do calendário escolar.
3) participação nos seminários e outras atividades em sala de aula (10%).
Bibliografia
Principal
Risk Society
BECK, Ulrich
1992
Sage
Acting in an uncertain world: an essay on technical democracy
CALLON, Michel, LASCOUMES, Pierre, BARTHE, Yannick
2011
Cambridge, MIT Press
Taking European Knowledge Society Seriously
EUROPEAN COMISSION
2007
Report of the Expert Group on Science and Governance to the Science, Economy and Society Directorate, Bruxelles
null
null
null
null
The new production of knowledge
GIBBONS et al.
1994
London, Sage
Poder e Ambiente no Conflito da Co-Incineração de Resíduos Industriais Perigosos
JERÓNIMO, Helena M., Queimar a Incerteza
2010
Imprensa de Ciências Sociais, Lisboa
null
null
null
null
Reassembling the Social. An introduction to Actor-Network-Theory
LATOUR, Bruno
2005
Oxford University Press
Revisiting the Third Mission of Universities: Toward a Renewed Categorization of University Activities?
LAREDO, Philippe
2007
Higher Education Policy 2007, 20, 441?456.
Complexities. Social Studies of Knowledge Practices
LAW, John & MOL, Annemarie
2002
Duke University Press
Ciência com consciência
MORIN, Edgar
1994
Lisboa, Europa-América.
Post-Normal Science and the complexity of transitions towards sustainability, Ecological Complexity
RAVETZ, Jerome
2006
pp.275-284.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.