Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Plano Curricular Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Communication of Science, Technology and Innovation (COMI)
UC Competência
Communication of Science, Technology and Innovation(Economia)UC Execução
Comunicação em C& T e Inovação (2020/2021 - Semestre 2)Comunicação em C& T e Inovação (2019/2020 - Semestre 2)
Comunicação em C& T e Inovação (2018/2019 - Semestre 2)
Comunicação em C& T e Inovação (2017/2018 - Semestre 2)
Comunicação em C& T e Inovação (2016/2017 - Semestre 2)
Comunicação em C& T e Inovação (2015/2016 - Semestre 2)
Comunicação em C& T e Inovação (2014/2015 - Semestre 2)
Comunicação em C& T e Inovação (2013/2014 - Semestre 2)
Comunicação em C& T e Inovação (2012/2013 - Semestre 2)
Comunicação em C& T e Inovação (2011/2012 - Semestre 2)
Comunicação em C& T e Inovação (2010/2011 - Semestre 2)
Comunicação em C& T e Inovação (2009/2010 - Semestre 2)
Contextos
Grupo: Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Período: 1 Ano, 2 Semestre
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Melhorar as competências-base de comunicação escrita e oral.
Treinar a capacidade de selecção e edição de informação relevante.
Compreender as especificidades da comunicação de ciência, tendo em conta os diversos públicos-alvo, objectivos e canais preferenciais de comunicação.
Conhecer os principais aspectos da relação da ciência e inovação com os media.
Programa
Comunicação de ciência ? objectivos, actores, meios. Exercício de Design thinking.
A ciência nos media ? escrita jornalística. Redes sociais.
Comunicação de ciência ? storytelling e apresentações orais. Visualização de dados.
Comunicação institucional. Comunicação de risco e crises.
Ciência e Arte.
Workshop de edição.
Metodologia de avaliação
As aulas têm uma componente expositiva inicial e abrem para um debate em torno das experiências e expectativas do grupo.
Cada aula dura 3 horas e tem uma temática definida, previamente conhecida pelos alunos, incluindo os momentos de apresentação e discussão dos exercícios. Todos os recursos utilizados em aula são distribuídos aos alunos para exploração e referência.
A avaliação tem várias componentes práticas que incluem:
Escrever um biosketch ? nota biográfica em formato narrativo de âmbito profissional.
Escolher uma obra de arte na interface entre a Ciência e a Arte para apresentação oral.
Escolher um tema de C&T e escrever um artigo com o máximo de 5000 caracteres para público generalista.
Bibliografia
Principal
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.