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GEI  >  Gestão e Estratégia Industrial  >  Currículo  >  Gestão Estratégica

Master in Management and Industrial Strategy

Plano Curricular Gestão e Estratégia Industrial


Gestão Estratégica (GE)

UC Competência

Gestão Estratégica(Gestão)

UC Execução

Gestão Estratégica (2020/2021 - Semestre 1)
Gestão Estratégica (2019/2020 - Semestre 1)
Gestão Estratégica (2018/2019 - Semestre 1)
Gestão Estratégica (2017/2018 - Semestre 1)
Gestão Estratégica (2016/2017 - Semestre 1)
Gestão Estratégica (2015/2016 - Semestre 1)
Gestão Estratégica (2014/2015 - Semestre 1)
Gestão Estratégica (2013/2014 - Semestre 1)
Gestão Estratégica (2012/2013 - Semestre 1)
Gestão Estratégica (2011/2012 - Semestre 1)
Gestão Estratégica (2010/2011 - Semestre 1)
Gestão Estratégica (2009/2010 - Semestre 1)

Contextos

Grupo: Gestão e Estratégia Industrial > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Período: 1 Ano, 1 Semestre

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- Dar-lhes a conhecer as principais teorias e estruturas conceptuais para entenderem: a) a natureza das Estratégias das organizações a vários níveis; b) os processos, deliberados e emergentes de formação de Estratégias; c) a natureza da Gestão Estratégica;
- Fornecer-lhes ferramentas conceptuais adequadas para pesquisa, análise, e decisão em contexto estratégico;
- Através de casos a pesquisar e analisar em grupo, motivar para a investigação empírica nesta área.

Competências a desenvolver: Com aproveitamento na disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
- Analisar e 'fazer sentido' com os fatores relacionais que afetam o posicionamento e desempenho da organização no(s) mercado(s);
- Apreciar o papel da Gestão Estratégica em ambientes complexos e ambíguos;
- Identificar vias de ação que criem condições para a sobrevivência, crescimento e vantagem competitiva renovada da organização;
- Discutir e comentar fundamentadamente as controvérsias sobre a competitividade.

Programa

- O que é a Estratégia? Natureza, Conceitos, Escolas, Níveis, Formulação e implementação;
- Elementos da Gestão Estratégica. Posição estratégica. Escolhas. Ação;
- Dois modelos de abordagem: O modelo I/O (posicionamento nos mercados) e o modelo dos recursos (RBV);
- A Gestão Estratégica em diferentes contextos: pequenos negócios; multinacionais; produtores racionalizados; organizações inovadoras; empresas públicas; organizações não lucrativas; Estudo e discussão de casos de empresas e organizações portuguesas e internacionais;
- Diagnóstico e propostas de estratégia;
- Análise do ambiente externo da organização a vários níveis;
- Análise das competências estratégicas: recursos, competências e competências dinâmicas; síntese SWOT;
- Análise da ?governance?, cultura e conhecimento organizacional, ética e responsabilidade social;
- Identificação e avaliação de estratégias adequadas, viáveis e aceitáveis;
- Mecanismos de Mudança.

Metodologia de avaliação

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Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.