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Economia

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ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Economia  >  Unidades Curriculares  >  Desigualdades, Exclusão Social e Políticas Públicas

Desigualdades, Exclusão Social e Políticas Públicas (DESPP)

Área

AC Economia > UC Mestrados

Activa nos planos curriculares

Estudos Gerais > Estudos Gerais > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Desigualdades, Exclusão Social e Políticas Públicas

Economia e Políticas Públicas > Economia e Políticas Públicas > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Área - Finanças e Administrações Públicas > Desigualdades, Exclusão Social e Políticas Públicas

Nível

2º Ciclo (M)

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 134.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

Apresentar a problemática das desigualdades no âmbito das Políticas Públicas de promoção da equidade e de combate à exclusão social; Desigualdades, pobreza e exclusão social; Principais conceitos de caracterização das desigualdades sociais enquanto fenómeno multidimensional; Desigualdade económica e distribuição do rendimento; Problemas conceptuais e empíricos da medição da desigualdade; Identificação de alguns determinantes da desigualdade. Avaliação do impacto das políticas públicas, em particular das políticas redistributivas, sobre o fenómeno da desigualdade e da exclusão social.

Programa

Objetivo de Aprendizagem: No fim do semestre o estudante deve estar apto a analisar o fenómeno da desigualdade Deve igualmente ser capaz de relacionar o incremento da desigualdade com a problemática da exclusão social e avaliar o impacto das políticas redistributivas que visam minimizar a desigualdade social.

Objetivos Específicos de Aprendizagem: No fim do semestre o estudante deve ter adquirido a capacidade para analisar:
- Os principais conceitos de desigualdade;
- A relação entre desigualdade económica e distribuição do rendimento;
- As principais questões subjacentes à medição da desigualdade;
- Identificar os principais determinantes da desigualdade;
- Avaliar as políticas públicas que visam reduzir a desigualdade e avaliar a sua eficácia e eficiência;
- Analisar a desigualdade num contexto dinâmico;
- Aplicar os conceitos e princípios adquiridos em aplicações empíricas.

Metodologia de avaliação

A avaliação ao longo do semestre pressupõe a participação efectiva dos alunos nas aulas, sendo a nota final obtida através da realização de uma ficha de leitura com um peso de 20%, participação nas aulas com um peso de 20% e uma prova final escrita com um peso de 60%. A avaliação por exame final pode ser efectuada em duas épocas (Normal e de Recurso) sendo constituída por uma prova global individual, sem recurso a consulta e incidindo sobre toda a matéria.

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.