Google

Economia

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Economia  >  Unidades Curriculares  >  Teorias do Desenvolvimento

Teorias do Desenvolvimento (TE-DED)

Área

AC Economia > UC Doutoramentos

Activa nos planos curriculares

Estudos de Desenvolvimento > Estudos de Desenvolvimento > 3º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Teorias do Desenvolvimento

Nível

Doutoramento (D)

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 174.0 h/semestre

Créditos ECTS: 7.5

Objectivos

Esta Unidade fornece uma abordagem avançada de temas do desenvolvimento económico, tanto no quadro da teoria como da política. O objetivo principal do curso é apoiar o desenvolvimento das capacidades de investigação dos estudantes através de um conjunto de temas, cujo tratamento procura acompanhar os progressos mais recentes da investigação científica na área das teorias do desenvolvimento. A Unidade procura fornecer aos alunos uma visão compreensiva das abordagens do desenvolvimento, estabelecer um quadro atual das principais correntes que têm marcado as discussões na academia e no seio das principais organizações internacionais ligadas aos problemas do desenvolvimento, e fornecer instrumentos teóricos e analíticos de referência para o desenvolvimento de trabalhos no quadro do Programa de Doutoramento.

Programa

O programa da Unidade assenta numa leitura da evolução dos paradigmas e teorias do desenvolvimento, em quatro tópicos principais. Primeiro, a génese do estudo do desenvolvimento, analisada num quadro de interação entre os sucessivos contextos históricos e as propostas teóricas que ocorreram desde meados do século XIX até meados do século XX, dando particular atenção às continuidades e ruturas no pensamento económico. Segundo, a análise dos paradigmas e das teorias que marcaram o nascimento da moderna Economia do Desenvolvimento no segundo pós-guerra e a sua evolução até à década de 1980. Terceiro, o conjunto de propostas teóricas e de reavaliações e ressurgimentos que transformaram a década de 1990 num período de intenso debate teórico e de profunda renovação heterodoxa dos Estudos de Desenvolvimento. Por fim, a análise de um conjunto de temas, cujo tratamento procura compreender as divergências e convergências no pensamento contemporâneo e discutir novas dimensões analíticas suscitadas pelas transformações que resultaram das mudanças políticas, económicas e sociais que acompanham a dinâmica atual da globalização.

Metodologia de avaliação

A avaliação de conhecimentos compreende, para cada aluno, três momentos principais: (i) a preparação e a intervenção oral no debate de um dos temas complementares do programa, com base num texto ou artigo indicado previamente pelo docente, participação que corresponde a 20% da classificação final do aluno; (ii) a elaboração de uma recensão crítica de um artigo também distribuído pelo docente, com uma contribuição de 30% para a classificação final; e (iii) a produção de um ensaio, realizado ao longo do semestre, cuja nota corresponde a 50% da classificação final do aluno.

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.