Google

Economia

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Economia  >  Unidades Curriculares  >  Seminário de Investigação

Seminário de Investigação (SI-DED)

Área

AC Economia > UC Doutoramentos

Activa nos planos curriculares

Estudos de Desenvolvimento > Estudos de Desenvolvimento > 3º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Seminário de Investigação

Nível

Doutoramento (D)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 174.0 h/semestre

Créditos ECTS: 7.5

Objectivos

A UC Seminário Investigação é destinada à apresentação e discussão coletiva, em turma, dos projetos de tese de doutoramento preparados, e preparar o aluno para a submissão, com sucesso, do seu projeto tese doutoramento. O aluno deverá assim alcançar, no final do ano, os seguintes objetivos de aprendizagem:
- Capacidade de pensamento crítico sobre o objeto de estudo escolhido, formulando adequadamente uma questão de investigação e propor metodologia adequada ao seu tratamento;
- Demonstrar ter conhecimentos teóricos sobre o objeto de estudo a tratar;
- Ter capacidades de comunicação do objeto de estudo que vai tratar, quer na redação do projeto (escrita) quer na sua apresentação e defesa pública (oral);
- Ter uma perspetiva ética sobre a questão de desenvolvimento tratada no seu projeto (adequadamente avaliada em função do assunto do seu projeto);
- Ter capacidade de participar em trabalho coletivo, discutindo o trabalho de outros alunos, e conseguir, em turma, liderar essa discussão.

Programa

Os conteúdos programáticos desta UC, pela sua natureza, dependem dos temas dos projetos de tese trazidos pelos alunos no ano da sua admissão ao programa. No ano letivo 2013/14 vão ser abordados os seguintes tópicos:
- A problemática do ?middle income trap?;
- Processo de crescimento e industrialização em Angola;
- A economia da troca: uma abordagem relacional;
- Angola e Brasil: convergências identitárias na intervenção de um pensamento nacionalista angolano (1789-1937);
- Alienação de terras, mobilidade e desenvolvimento humano em Africa: os casos do Mali e da Guiné-Bissau;
- A regulação dos serviços públicos e o desenvolvimento: o caso do acesso à energia em Moçambique;
- Analysis of the impact of national industrialization policy on corporate strategic decisions;
- Políticas de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável da empresa GALP Energia;
- Competências criativas, emocionais e sociais para os jovens como fator estruturante das Politicas de Desenvolvimento.

Metodologia de avaliação

A avaliação final do projeto faz-se em sessão própria, já depois do final das aulas do 2º semestre, perante um júri que discute o projeto de tese, redigido conforme as indicações feitas pelo professor em documento de natureza metodológica fornecido no início do ano letivo. O júri é composto pelo Coordenador do programa (que preside), por outro membro da Comissão Científica do programa, pelo professor-tutor do aluno e por um professor da especialidade, de outra Universidade, que faz a arguência principal. A sessão inicia-se com a apresentação, pelo aluno, do seu projeto de tese, seguindo-se a arguência pelo arguente principal, a que se segue a intervenção dos restantes membros. Desta discussão resulta um dos seguintes: aceite sem alterações; aceite com sugestões de alteração; não aceite, para posterior submissão.
A avaliação final da UC toma em consideração a discussão do projeto de tese e a participação do aluno nas aulas.

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.