Google

Economia

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Economia  >  Unidades Curriculares  >  Economia e Finanças da UE

Economia e Finanças da UE (EFUE)

Área

AC Economia > UC Mestrados

Activa nos planos curriculares

Economia Internacional e Estudos Europeus > Economia Internacional e Estudos Europeus > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Economia e Finanças da UE

Nível

2º Ciclo (M)

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 134.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

A UC de EFUE tem como objetivos:
- Apresentar o enquadramento teórico, empírico, político, institucional e legal da Economia da União Europeia, no contexto dos seus desafios internos (alargamento; aprofundamento; demografia; crise do euro) e externos (globalização; economia do conhecimento; alterações climáticas).
- Abordar as principais políticas estruturais comunitárias (Política Regional; Política de Coesão; Política Industrial, etc.), e os seus instrumentos financeiros e operacionais, os Fundos Estruturais (FEDER, FSE e FC), enquadrando-as no contexto da Estratégia 2020, de um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, e do Quadro de Programação Plurianual 2014-2020.
- Analisar a política orçamental da UE, no contexto da UEM e o processo em curso de reforma da governação económica da zona euro, em resposta à grande recessão e à crise das dívidas soberanas.
- Motivar e orientar os alunos quanto às exigências inerentes à elaboração de um trabalho de investigação.

Programa

- Introdução à Economia da EU;
- Crescimento e convergência entre países e regiões;
- A Política Regional e a Política de Coesão;
- Conceitos básicos de Economia e Finanças Públicas;
- Federalismo Orçamental;
- O Orçamento Geral da UE (OGUE);
- Política Orçamental numa União Económica e Monetária;
- A crise das dívidas soberanas;
- A reforma da Governação Económica da Zona Euro.

Metodologia de avaliação

Em todos os capítulos do programa são usados dois tipos de metodologia: exposição teórica dos conceitos e sua articulação; análise da evidência empírica relevante.

A avaliação tem duas componentes: um teste final sem consulta sobre toda a matéria dada nas aulas (50%); um trabalho individual sobre um assunto à escolha, relacionado com a matéria dada nas aulas (50%). Os alunos que reprovarem à UC terão a possibilidade de obter aprovação na época de recurso, que é constituída por um teste sem consulta.

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.