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Economia

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Economia Internacional (EI-EIEE)

Área

AC Economia > UC Mestrados

Activa nos planos curriculares

Economia Internacional e Estudos Europeus > Economia Internacional e Estudos Europeus > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Economia Internacional

Nível

2º Ciclo (M)

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 134.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

Pretende-se:
- Fazer uma síntese da teoria do comércio internacional e do movimento dos fatores acentuando os desenvolvimentos recentes, nomeadamente o comércio intra-sectorial, a geografia económica, a localização das firmas e a fragmentação da produção;
- Analisar os efeitos da globalização e da fragmentação da produção na repartição do rendimento e nos custos de ajustamento do mercado do trabalho;
- Iniciar os alunos no trabalho de investigação a partir das bases de dados e dos métodos de análise, nomeadamente econométricos, utilizados pelo docente da disciplina e por outros investigadores.

Programa

- Conceitos, indicadores, bases de dados, métodos de análise empírica;
- Os modelos de base do comércio internacional e os principais teoremas;
- Economias de escala, concorrência imperfeita e comércio internacional;
- Os instrumentos da política comercial e os efeitos no bem-estar;
- Crescimento económico e comércio. A possibilidade do crescimento empobrecedor;
- Os determinantes do Investimento Direto Estrangeiro;
- Localização da produção, geografia económica e política regional;
- A fragmentação da produção e o papel das firmas multinacionais;
- Apresentação e discussão de estudos empíricos sobre os diferentes pontos do programa.

Metodologia de avaliação

As aulas são teórico-práticas com acompanhamento da evolução do trabalho de investigação (working paper) não só nas aulas, mas durante a semana através de email ou reuniões marcadas para o efeito.

A avaliação de conhecimentos para dispensa de exame final consiste num teste escrito sobre a matéria leccionada e num trabalho individual ou de grupo (working paper) sobre um tema a definir com os alunos. O working paper é discutido à medida que vai sendo elaborado. As ponderações são 50% para o teste e 50% para o working paper.

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.