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Economia

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ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Economia  >  Unidades Curriculares  >  Gestão e Estratégias de Internacionalização

Gestão e Estratégias de Internacionalização (GEINT)

Área

AC Economia > UC Mestrados

Activa nos planos curriculares

Economia Internacional e Estudos Europeus > Economia Internacional e Estudos Europeus > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Gestão e Estratégias de Internacionalização

Nível

2º Ciclo (M)

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 134.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

- A interação estratégica entre estados e firmas na frente externa, sem esquecer as suas sólidas raízes internas que envolvem uma multiplicidade de atores;
- As profundas mutações nas políticas comerciais e de investimento, em particular na sequência de uma maior e generalizada liberalização dos fluxos internacionais;
- O papel da diplomacia económica num contexto de declínio dos instrumentos comerciais tradicionais como as tarifas e a moeda;
- A formação e o papel das redes internacionais de negócios na sua transversalidade;
- A diversidade das formas de intervenção na arena económica e financeira internacional bem como dos seus atores;
- O papel das organizações internacionais produtoras de regras e a sua adaptação a um funcionamento da economia mundial em permanente evolução;
- A complexidade da estratégia para negociações internacionais e a tomada de decisões.

Programa

- Introdução: O desafio lançado às teorias clássicas e neoclássicas da economia internacional e o novo contexto da política económica externa;
- A dinâmica da internacionalização das empresas: investimento direto estrangeiro e firmas multinacionais e as consequências práticas deste processo;
- A convergência estado/empresas na internacionalização numa perspetiva de longo prazo;
- Estratégias empresariais pela via do comércio externo: uma análise com base na discriminação internacional de preços e no dumping e antidumping;
- Diplomacia económica: fundamentos, evolução e análise de estudos empíricos e seus resultados;
- Enquadramentos internacionais e governança global.

Metodologia de avaliação

O conjunto das aulas começa com uma exposição do docente, sobre o ponto em questão, mas é deixado largo espaço aos alunos para que intervenham e interajam; no caso de uma utilização de diapositivos, que é a regra, de preferência distribuídos antes, o docente analisará apenas um certo número deles que considera mais importantes ou representativos, deixando o resto ao trabalho e à observação dos alunos, de forma a induzi-los a refletir sobre as matérias lecionadas e a seguir o seu encadeamento. Em certos casos, está prevista a participação dos alunos na exposição de certos temas. Procura-se manter o diálogo tanto durante a exposição como na parte final é deixado mais algum tempo para tal efeito.

No que concerne à avaliação:
Exame (65%) + trabalho (35%).
O trabalho só excecionalmente é de grupo, ele é logo definido nas primeiras aulas, procurando-se também um acompanhamento de perto do seu desenvolvimento e das principais dificuldades que o aluno vai enfrentando.

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.