Google

Economia

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Economia  >  Unidades Curriculares  >  Economia da Educação

Economia da Educação (EDD-EPP)

Área

AC Economia > UC Mestrados

Activa nos planos curriculares

Economia e Políticas Públicas > Economia e Políticas Públicas > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativas 1 e 2 > Economia da Educação

Nível

1º Ciclo (L)

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 134.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

Esta unidade letiva tem como objetivo principal abordar os tópicos centrais da economia da educação, nos seus aspetos tanto microeconómicos como macroeconómicos. Assim, serão tratados temas como educação a medição da educação e do capital humano, a procura de educação, a oferta de educação e o seu financiamento, os retornos da educação em termos individuais (e. g. nos salários) e sociais (e.g. distribuição do rendimento, crescimento económico) e a eficiência no aprovisionamento da educação.

Programa

- A relevância da educação;
- Procura de educação;
- Acesso à educação e restrições de liquidez;
- Oferta de educação;
- Financiamento da educação;
- Os retornos da educação;
- Persistência intergeracional.

Metodologia de avaliação

Os métodos de ensino incluem a explicação de conceitos e modelos, utilizando álgebra, análise gráfica e a língua portuguesa. São discutidos os resultados e propostos e resolvidos vários exercícios. Os acontecimentos e eventos do mundo real são trazidos para a sala de aula e confrontados e discutidos à luz dos novos conhecimentos adquiridos. Os alunos são avaliados por meio de um exame escrito.

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.