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Economia

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Economia e Política Urbana (EPU)

Área

AC Economia > UC Mestrados

Activa nos planos curriculares

3ª Edição > 3ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Opção C - Pol. Reg. de Energia e Ambiente > Economia e Política Urbana

1ª Edição > 1ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativas Especializadas > C - Políticas Regionais, de Energia e do Ambiente > Economia e Política Urbana

2ª Edição > 2ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativas Especializadas > C - Políticas Regionais, de Energia e do Ambiente > Economia e Política Urbana

Nível

2º Ciclo (M)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 134.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

Dotar os alunos de instrumentos teóricos e empíricos que lhes permitam compreender a importância das cidades e das redes de cidades para o desempenho macro-económico.

Compreender a racionalidade económica da organização do espaço da cidade e as políticas adequadas para o aumento da sua eficiência económica.

Compreender a racionalidade económica das redes de cidades, o seu impacto na organização do território, e as políticas orientadas para a promoção da competitividade, da coesão e da sustentabilidade económicas através daquelas redes.

Criar competências no domínio da analise empírica das cidades e das redes de cidades.

Programa

- A cidade, as redes de cidades e o desempenho económico: problemática e elementos conceptuais;
- A organização do espaço da cidade e a renda fundiária;
- Hierarquias urbanas, redes de cidades, competitividade e coesão;
- As políticas para o ordenamento do espaço da cidade e para a sua competitividade e revitalização económicas;
- As políticas para os espaços metropolitanos e para as redes de cidades, e a competitividade e coesão económicas a nível regional, nacional e europeu.

Metodologia de avaliação

A avaliação de conhecimentos tem por base dois momentos:

- Relatório/exposição, com a ponderação de 50% . Constituição de grupos de trabalho (3/4 alunos) aos quais são indicados temas de reflexão correspondentes a pontos do programa ou estudos de caso relevantes. Realização de Relatório e apresentação, em aula, dos resultados da investigação.

- Exame/prova individual sobre toda a matéria, com ponderação de 50%.

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.