Preparação para a Procura de Emprego (PEPF-DP)
Área
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Nível
1º Ciclo (L)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 1.0 h/semana
Trabalho Autónomo: 15.0 h/semestre
Créditos ECTS: 1.0
Objectivos
O curso destina-se a preparar os alunos finalistas para a procura de emprego,apoiando-os:
- no processo de autoconhecimento das suas expectativas relativamente à inserção laboral, bem como no que se refere às suas competências académicas, profissionais e psicossociais;
- na identificação de objectivos e projectos profissionais, ensaiando planos de acção e procedimentos a seguir;
- na compreensão dos requisitos e exigências inerentes aos processos de selecção e recrutamento.
Programa
1. O autoconhecimento e os objetivos de carreira.
2.A preparação para as candidaturas a estágios/empregos:
2.1.Compreender o processo de recrutamento na perspetiva do empregador;
2.2.O Curriculum Vitae;
2.3.A carta de motivação;
2.4.O Linkedin;
2.5.O Plano de Marketing.
3.O que procuram e valorizam os Empregadores?
4.A abordagem ao mercado de trabalho e a pesquisa de emprego:
4.1.Os anúncios de oferta de emprego e as candidaturas espontâneas;
4.2.O networking;
4.3.A Marca Pessoal.
5.Os processos de recrutamento e selecção:
5.1.A entrevista;
5.2.As dinâmicas de grupo;
5.3.Os testes psicométricos.
6.A transição para o mercado de trabalho.
Metodologia de avaliação
Para obter aprovação o aluno terá de estar presente em 80% das sessões previstas. A avaliação final é constituída por três exercícios com apreciação quantitativa:
- Elaboração do perfil pessoal;
- CV;
- Carta de Motivação;
- Perfil no Linkedin.
A avaliação contempla ainda o empenho e a qualidade da participação dos alunos nas actividades e exercícios desenvolvidos ao longo do curso.
Bibliografia
Principal
What Color is your Parachute?
Richard Bolles
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Mercado Grita Talento
Miguel Gonçalves
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Career Guide
Career Office
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Find Your Why
Simon Sinek
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The 21st Century Skills
Jeremy Lamri
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Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.