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Economia

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ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Economia  >  Unidades Curriculares  >  Ciências Sociais e Desenvolvimento

Ciências Sociais e Desenvolvimento (CSD)

Área

AC Economia > UC Mestrados

Activa nos planos curriculares

Desenvolvimento e Cooperação Internacional > Desenvolvimento e Cooperação Internacional > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Ciências Sociais e Desenvolvimento

Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015 > Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Ciências Sociais e Desenvolvimento

Nível

2º Ciclo (M)

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 3.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 201.0 h/semestre

Créditos ECTS: 9.0

Objectivos

A disciplina visa o estudo crítico, baseado numa bibliografia atualizada, do desenvolvimento enquanto processo de longo prazo de transformação societal. O programa divide-se em 2 partes. 1)Veremos como a questão da modernidade surgiu, após a 2ª GM, em íntima associação com a ideia de mudança das sociedades ditas modernas (Polanyi). Apelaremos às visões da história, sociologia, antropologia e ciência política, essenciais para pensar o desenvolvimento no mundo global. 2). Atenderemos às principais temáticas que animam a reflexão sobre o desenvolvimento, sobretudo a partir dos anos 90 do século XX. No centro da abordagem encontram-se questões institucionais e éticas, de cidadania, relativas à relação entre crescimento económico, meio ambiente e vulnerabilidade, ou ainda relacionadas com a pobreza e a exclusão social. Empiricamente interrogam-se tanto as sociedades do Sul como do Norte.

Programa

O desenvolvimento como paradigma de transformação societal e como processo historicamente construído
- O estado atual dos Estudos do Desenvolvimento: o impossível consenso em torno do «desenvolvimento» enquanto categoria de análise;
- A questão da mudança nas sociedades modernas: «A grande transformação» (Polany);
- O debate sobre as condições que presidiram à grande Transformação (Marx e Weber): economia, sociedade e religião;
- As teorias do sistema mundo e a controvérsia sobre as origens históricas das desigualdades Norte-Sul: de Madisson a Braudel, Bairoch e Wallerstein. O contributo recente da Escola da Califórnia em história global (Pomeranz, Norel, Beaujard);
- A relação particular entre a natureza dos movimentos sociais, a natureza do Estado (e as instituições) e das lutas políticas: o enfoque da sociologia, da antropologia e da ciência política (Alain Touraine, Jack Goody, Lucien Pye);

A consagração de ?novas? temáticas no estudo do desenvolvimento:
- Desenvolvimento económico, instituições e governação;
- Género: análise e políticas de igualdade;
- Meio ambiente, vulnerabilidade e desenvolvimento;
- Pobreza: conceitos, medição, políticas e estratégias de combate;
- Uma estratégia de desenvolvimento para o século XXI?

Metodologia de avaliação

A avaliação será realizada de acordo com duas modalidades alternativas:
-Avaliação em exame final (100%), sem consulta, estruturado em duas questões de natureza teórico-conceptual (Parte 1 programa) e uma de desenvolvimento (ponto 2);
-Avaliação contínua de acordo com duas modalidades (100%);
a)Prova presencial, sem consulta, estruturada em duas questões de natureza teórico-conceptual (Parte 1 programa) e uma de desenvolvimento em torno de um dos temas da Parte 2, e previamente escolhido e trabalhado pelos estudantes durante os seminários (50%)
b)Elaboração de uma ficha de leitura sobre o texto selecionado cobrindo um dos temas da Parte 2 (40%) e intervenção no seminário (10%).

Bibliografia

Principal

States at Work, Dynamics of African Bureaucracies

Bierschenk, Thomas, Jean-Pierre Oliver de Sardan eds. (2014)

2018-2019

Leiden: Brill Academic Publishers

Disaster and development

Collins, Andrew (2009)

2018-2019

London: Routledge

Understanding sustainable development

Blewitt, John (2008)

2018-2019

London: Earthscan

Disaster and development

Collins, Andrew (2009)

2018-2019

London: Routledge

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.