Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Gestão  >  Unidades Curriculares  >  Ética Empresarial

Ética Empresarial (ETEMP-CEMP)

Área

AC Gestão > UC Mestrados

Activa nos planos curriculares

Ciências Empresariais 2015 > Ciências Empresariais 2015 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativa 1 > Ética Empresarial

Nível

2º Ciclo (M)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 134.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

No final da disciplina os alunos deverão ser capazes de

Descrever e explicar as diferenças entre comportamentos éticos e não éticos, considerando as convergências e divergências entre ética e lei;

Explicar em que quadros sociais, a ética pode ser fundamental para a vida das empresas;

Entender como podem ser mobilizadas as diferentes teorias e modelos éticos para a resolução de dilemas morais;

Compreender como as molduras culturais influenciam a avaliação de decisões eticamente responsáveis;

Tomar decisões eticamente sustentáveis que atendam aos interesses diversificados dos stakeholders sem comprometer nem o sucesso da empresa, nem a moralidade das práticas;

Desenvolver acções de formação e socialização que conduzam à generalização de boas práticas e de comportamentos éticos em todos os sectores da vida empresarial, criando um ambiente global de responsabilidade social.

Programa

- Ética, moralidade, responsabilidade social e a lei: porquê estudar ética empresarial?;
- As teorias éticas: utilidade, virtude, deontologia, decência, justiça, reciprocidade e equidade;
- Decisões e escolhas éticas em contexto global: como abordar os dilemas éticos?;
- Códigos deontológicos organizacionais e profissionais e a promoção da responsabilidade social da empresa;
- Os grandes desafios da ética empresarial em contextos de competição acrescida;
- Formalização e institucionalização da ética empresarial;
- A consultoria e a auditoria éticas;
- A ética e o trabalho académico.

Metodologia de avaliação

.

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.