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Ciências Sociais

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Gestão de Equipas (GEQ)

Área

AC Ciências Sociais > UC Mestrados

Activa nos planos curriculares

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2ª Edição > 2ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativa 1 > Gestão de Equipas

Nível

2º Ciclo (M)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 134.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

A disciplina procura dar a conhecer conceitos, paradigmas e modelos com vista ao aprofundamento do funcionamento das equipas nas organizações. Por um lado, tem um objetivo pragmático procurando contribuir para a melhoria do desempenho das equipas em contexto laboral. No entanto, afirma-se como tendo um posicionamento académico, isto é, não deverá apenas apresentar uma compilação de soluções práticas para a gestão dos grupos. A disciplina propõe uma aproximação holística do grupo através da combinação de teorias da Psicologia, da Sociologia e das práticas atuais de Gestão. Os principais tópicos desenvolvidos incluem a estruturação de papéis dentro das equipas, a inteligência emocional dos membros, a influência e o poder, a liderança e a tomada de decisão; também são abordados temas como a atitude positiva, o coaching e as emoções nas equipas. Nesta disciplina, a interação entre docente e mestrandos é fundamental dada a grande enfâse na aprendizagem em sala e nos exercícios desenvolvidos em grupo.

Programa

Breve introdução:
- Novas realidades nas organizações e o primado das equipas;
- As novas conceções de projectos, as equipas virtuais, as exigências da participação;
- Vertentes e abordagens no estudo dos grupos nas organizações.

Perspetiva histórica do estudo dos grupos:
- Os estudos de Hawthorne;
- Contributos diversos da Psicologia;
- A escola do Tavistock Institute;
- Abordagens atuais dos grupos.

Equipas e condições para a sua eficácia:
- Funções dos grupos;
- Modelos de desenvolvimento dos grupos;
- Modelos de eficácia de grupos;
- Modelos de decisão em grupo;
- Liderança e eficácia de grupos.

Afetos e emoções nas equipas:
- A gestão construtiva de conflitos;
- A comunicação eficaz;
- A inteligência emocional no trabalho em equipa;
- Análise dos estilos cognitivos e emocionais dos membros da equipa.

Equipas e ambiente de trabalho:
- Promoção da criatividade e mudança nas equipas;
- Ambientes criativos;
- As equipas e os comportamentos desviantes;
- O stress nas equipas.

Metodologia de avaliação

A avaliação de conhecimentos constitui um processo contínuo que ocorre ao longo de todo o semestre. A classificação final baseia-se em 3 elementos:

- o portfolio de participação nas aulas (20%): compreende o relatório escrito (em grupo) de 2 exercícios práticos realizados em sala (indicados pela docente). Para os relatórios dos exercícios práticos, pede-se um documento com limite máximo de 5 páginas.

- a apresentação de um texto (40%): a apresentação de um texto proposto no programa, com entrega de um guião powerpoint na aula (versão impressa entregue à docente) assim como da versão digital. Este exercício visa explorar competências de síntese, capacidades de comentário a textos teóricos e empíricos, assim como fomentar novas formas de apresentação e discussão em equipa. Valorizam-se as soluções dinâmicas de discussão e dinâmica na sala de aula, assim como a capacidade de problematização dos textos propostos.

- a resolução de um estudo de caso (40%): será proposto um estudo de caso antes da pausa da Páscoa que será analisado em grupo. Os grupos terão no máximo 5 elementos. O relatório escrito terá no máximo 15 páginas excluindo o índice e as referências bibliográficas. A entrega será feita na data negociada entre o docente e a turma.

Para poder obter classificação final na disciplina é necessário a apresentação do texto na data estipulada, a presença nas aulas e a entrega do trabalho cuja nota mínima é de 10 valores.

Bibliografia

Principal

Manual de comportamento organizacional e gestão

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Organizações positivas

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Psicologia social,

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Secundária

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Um nível superior de Liderança

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Beyerlein, M.M., Beyerlein, S. & Johnson, D. (eds)

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