Gestão da Mudança (GMUD)
Área
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Nível
2º Ciclo (M)
Tipo
Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana
Trabalho Autónomo: 134.0 h/semestre
Créditos ECTS: 6.0
Objectivos
Compreender os diferentes conceitos de mudança
Conhecer e identificar os fatores suscetíveis de despoletar a mudança
Identificar as linhas mestras das principais teorias da mudança
Conhecer processos de gestão à mudança e identificar forças de resistência à mudança
Conhecer e identificar as diferentes tipologias de mudança
Conhecer e saber aplicar instrumentos de mensuração do grau de à mudança
Saber analisar criticamente casos de sucesso e insucesso na gestão da mudança
Programa
Conceito(s) de Mudança
Razões e os fatores que despoletam a mudança
Teorias da Mudança
Gerir Processos de Mudança e Resistência à Mudança
Tipos de Mudança Organizacional
Aferição do grau de prontidão à Mudança
Análise de casos de sucesso e insucesso na gestão da mudança
Metodologia de avaliação
Metodologia de ensino ? organização do semestre em aulas teórico-práticas. Realização de trabalhos de grupo e análise de casos reais nas aulas.
Metodologia de avaliação ? apresentação e discussão de trabalhos de grupo (40%) + avaliação por prova escrita final individual (60%)
Bibliografia
Principal
Organizational change: Perspectives from human resource management.
Baran, B.E., Filipkowski, J.N. & Stockwell, R.A.
2019
Journal of Change Management, 19(3), 201-219.
Organisational change management: A critical review.
By, R.T
2005
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A strategic framework for change management.
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2006
Construction Management and Economics, 24(3), 237-251.
Managing change and transitions: A comparison of different models and their commonalities
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2010
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Cracking the code of change.
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Leading change: Why transformation efforts fail.
Kotter, J.P.
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Leading change when business is good.
Hemp, P. & Stewart, T.A.
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Radical change, the quiet way.
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Tipping point leadership.
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Secundária
Vieira de Almeida (VdA): Legal Innovation Pioneers in Portugal
Harvard Case Study
2005
Harvard Case Study