Google

Economia

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Economia  >  Unidades Curriculares  >  Política Externa da Uniao Europeia

Política Externa da Uniao Europeia (PEXUE)

Área

AC Economia > UC Mestrados

Activa nos planos curriculares

Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015 > Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativas 1, 2 e 3 > Política Externa da Uniao Europeia

Nível

2º Ciclo (M)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 134.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

Esta unidade curricular tem como objetivo analisar criticamente o papel da União Europeia (UE) enquanto actor global em termos políticos e económicos. Irá explorar o papel da UE no quadro das transformações dinâmicas no quadro da governação económica mundial e como é que tem respondido interna e externamente aos novos desafios e oportunidades de um mundo cada vez mais multipolar. Esta unidade olhará em particular para:
1)O impacto do Tratado de Lisboa na relação Bruxelas-Estados membros;
2)A criação dos Serviços de Ação Externa Europeia e a definição das estratégias globais da UE;
3)O fortalecimento do Parlamento Europeu face à Comissão Europeia na definição de políticas globais europeias;
4)A relação entre política externa, segurança, comercial e de cooperação da UE

Programa

A União Europeia vive momentos difíceis. A crise do Euro veio questionar o futuro da moeda única europeia, as instituições europeias e a unidade da comunidade com o confronto evidente no espaço público entre Estados membros, credores e devedores, sobre as receitas para se lidar com crise. O distanciamento dos cidadãos Europeus em relação à União é cada vez mais forte. Perante políticas de austeridade, a solidariedade comunitária de outrora está hoje posta em causa. O aparecimento e fortalecimento de partidos de extrema-direita ou populistas mostram a dimensão do descontentamento, agora ainda mais público com a crise dos refugiados. A (re)emergência de novas potências económicas lideradas pela China transformou a arena global para um crescente sistema multipolar onde a UE já não parece conseguir, normalmente ao lado dos EUA, assumir a liderança do passado em agendas tão diversas como as alterações climáticas, resolução de conflitos ou negociações comerciais, no seio ou fora do âmbito da Organização Mundial de Comércio. Assim, neste contexto, esta unidade curricular irá explorar o papel da UE enquanto actor global.

O programa incluirá também seminários especiais com convidados da Comissão Europeia, Parlamento Europeu, Ministério de Negócios Estrangeiros e think thanks europeus.

Metodologia de avaliação

Avaliação Contínua:
?Seminários (30%)
?2 Ensaios (30%)
?Teste final (40%)

Avaliação não contínua:
?Exame final (100%)

Os dois ensaios e o teste final são avaliados segundo os seguintes critérios:
Apresentação (10%), estrutura (20%), análise crítica (30%) e conhecimento da matéria (40%).

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.