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Economia

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Estratégia, Diplomacia Económica e Negócios Internacionais (EDENI)

Área

AC Economia > UC Mestrados

Activa nos planos curriculares

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Nível

2º Ciclo (M)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

Esta disciplina visa formar os estudantes, a partir de uma fundamentação teórica, sobre as novas condições em que evolui a economia internacional, incluindo a implementação de estratégias por parte de empresas e países, a interacção entre nações e firmas, o papel da diplomacia económica num contexto de declínio dos instrumentos comerciais tradicionais, a diversidade dos actores internacionais e a sua reacção face às organizações produtoras de regras, o aproveitamento das suas ?excepções? e pontos menos claros, jogos cooperativos e não cooperativos, estratégias para negociações e formação de redes.

Programa

.O conceito de estratégia. Estratégias empresariais internacionais;
.Fundamentos da política económica externa. Estratégias públicas de internacionalização;
.Nações e firmas na economia global;
.A abordagem da diplomacia económica;
.Os actores internacionais face às organizações. Processos de negociações;
.Agenda da pesquisa.

Metodologia de avaliação

A nota final, na escala de 0 a 20, é atribuída com base num exame escrito, podendo eventualmente ser tido em conta o resultado da avaliação ao longo do semestre

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.