Google

Economia

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Economia  >  Unidades Curriculares  >  Seminário

Seminário (S-EIEE)

Área

AC Economia > UC Mestrados

Activa nos planos curriculares

Economia Internacional e Estudos Europeus > Economia Internacional e Estudos Europeus > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Seminário

1ª Edição > 1ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Seminário

2ª Edição > 2ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Seminário

Nível

2º Ciclo (M)

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 1.5 h/semana

Créditos ECTS: 0.0

Objectivos

O Seminário é uma UC cuja função está bem definida: preparar os estudantes para a realização do TFM. Assim uma parte das aulas é comum a outros mestrados, incidindo sobre questões como a utilização de bases de dados, quer para efeitos estatísticos quer bibliográfico e aspetos básicos na elaboração dos TFM. Na parte específica de Economia Internacional e Estudos Europeus, os estudantes são postos em contacto direto com investigadores e com instituições que podem vir a ser úteis na elaboração do seu TFM (Banco de Portugal e AICEP, por exemplo) ou que são representativos do seu futuro ambiente de trabalho (por exemplo, embaixadores ou representantes de organizações internacionais). A ideia básica deste processo é facilitar a escolha do tema a investigar, bem como a sua forma, lançando as bases do TFM.

Programa

- O TFM como dissertação, relatório de estágio e relatório de projeto;
- Instrumentos básicos e metodologias gerais da investigação;
- No âmbito destes conteúdos serão utilizados: a) Seminários Comuns a outros mestrados de economia; b) Seminários Específicos: um conjunto de oradores convidados de diversas instituições, em particular investigadores, introduzem temas com relevância na área da economia internacional e estudos europeus.

Metodologia de avaliação

Como se referiu antes, esta UC tem particularidades e uma delas é não ter uma classificação final quantitativa. No entanto, para que se atinja plenamente os resultados pretendidos e esta UC ser uma efetiva preparação com vista à elaboração de um TFM, alunos devem fazer um certo número de resumos, quer das sessões comuns quer das específicas, devendo no final apresentar do esquema do projeto de TFM, ainda que provisório, bem como existe um controlo mais apertado da sua presença nas sessões. Logicamente, os seus créditos estão incluídos na avaliação final do TFM.

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.