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Economia

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ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Economia  >  Unidades Curriculares  >  Análise Imobiliária e Economia Urbana

Análise Imobiliária e Economia Urbana (AIEU)

Área

AC Economia > UC Mestrados

Activa nos planos curriculares

Gestão e Avaliação Imobiliária 2015 > Gestão e Avaliação Imobiliária 2015 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Análise Imobiliária e Economia Urbana

Gestão e Avaliação Imobiliária > Gestão e Avaliação Imobiliária > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Análise Imobiliária e Economia Urbana

1ª Edição > 1ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Análise Imobiliária e Economia Urbana

2ª Edição > 2ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Análise Imobiliária e Economia Urbana

Nível

2º Ciclo (M)

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 1.5 h/semana

Trabalho Autónomo: 139.0 h/semestre

Créditos ECTS: 5.0

Objectivos

Identificação e compreensão dos fundamentos teórico-conceptuais da organização do espaço urbano e das suas inter-relações espaciais.

Conferir aos alunos a capacidade de desenvolver uma análise do mercado imobiliário que lhes permita tomar decisões eficazes sobre os diversos mercados imobiliários.

Compreender as relações do mercado imobiliário com as diversas dimensões que o condicionam, nomeadamente a componente macroeconómica e o sistema financeiro.

Programa

1. Conceitos de Natureza Económica sobre o Mercado Imobiliário:
- Análise gráfica da procura e da oferta;
- A teoria da Procura;
- A teoria da Oferta;
- Elasticidades da procura e da oferta.
2. Economia urbana: conceitos, problemática e análise:
- A cidade e o sistema de cidades;
- Renda fundiária e uso do solo urbano.
3. Análise do Mercado Imobiliário:
- Compreender a Análise do Mercado Imobiliário;
- Características do ?Produto Imobiliário?;
- Consumidores da AMI;
- O estudo de viabilidade.
4. Estudo do Mercado Imobiliário: Procura, oferta e instrumentos de análise espacial:
- Definição das áreas de mercado;
- A análise da Procura;
- A análise da Oferta.
5. Inter-relações entre Mercados: Imobiliário, Financeiro e as Estruturas Macroeconómicas:
- Enquadramento teórico-conceptual;
- A organicidade analítica e geométrica do modelo ?Ativos imobiliários e espaço?.
6. Modelo integrado do mercado de espaço imobiliário:
- Stock-flow model;
- Ciclos eco e imóbil.

Metodologia de avaliação

A classificação final tem em consideração os itens e ponderações seguintes:
. Exame individual Final: 60%
. Trabalho de Grupo: 40%

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.