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ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Matemática  >  Unidades Curriculares  >  Microeconometria II

Microeconometria II (MIEC2)

Área

AC Matemática > UC Mestrados

Activa nos planos curriculares

Econometria Aplicada e Previsão > Econometria Aplicada e Previsão > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Microeconometria II

Nível

2º Ciclo (M)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 3.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 121.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

- Complementar os conhecimentos adquiridos no âmbito da unidade de Microeconometria I mediante o estudo de uma selecção de tópicos que permite cobrir a modelação dos principais tipos de dados microeconómicos;
- Para cada um dos tópicos abordados, pretende-se que o aluno domine as principais especificações e estimadores alternativos, bem como os pressupostos que lhes estão associados e os testes de especificação que permitem avaliar a sua adequabilidade;
- Capacidade de planeamento e desenvolvimento de estudos empíricos de nivel intermédio;
- Capacidade de utilização do software econométrico Stata.

Programa

1. Estimação e inferência em modelos não lineares: estimadores extremum, da máxima verosimilhança e do método dos momentos generalizado
2. Modelos para variável dependente de contagem ou positiva
3. Modelos para variável dependente fraccionária
4. Modelos para variável dependente truncada, censurada, com excesso de zeros ou com estratificação endógena
5. Modelos para variável dependente de duração
6. Regressão de quantis

Metodologia de avaliação

A avaliação consiste na realização de um teste escrito individual com consulta (50%) e de um trabalho prático em grupos de dois ou três alunos, onde os alunos aplicam um ou vários tipos de modelos não lineares ao tratamento de um conjunto de dados à sua escolha com variável dependente limitada (50%).

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.