Google

Economia

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Economia  >  Unidades Curriculares  >  Gestão e Estratégias de Internacionalização

Gestão e Estratégias de Internacionalização (GEI)

Área

AC Economia > UC Doutoramentos

Activa nos planos curriculares

Economia > Economia > 3º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Gestão e Estratégias de Internacionalização

Nível

Doutoramento (D)

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Orientação Tutorial (OT): 13.0 h/semana

Créditos ECTS: 7.5

Objectivos

Dentro da área de economia internacional e desenvolvimento, esta UC visa dar uma formação avançada, tanto teórica como aplicada tendo em conta as novas condições em que evoluem os diversos fluxos internacionais e os seus efeitos sobre as
empresas e os governos, focando em particular a implementação das estratégias e politicas que eles adotam bem como as
suas transformações. Destacamos. entre outros. os seguintes tópicos:
-A interação estratégica entre estados e firmas na frente externa;
-As mutações nas politicas comerciais e de investimento;
-A internacionalização das empresas: fundamentos e estratégias;
-O papel da diplomacia económica num contexto de declfnio dos instrumentos comerciais tradicionais;
-A estratégia para negociações internacionais e a tomada de decisões.

Programa

1. INTRODUÇÃO: DESAFIANDO AS TEORIAS CLÁSSICAS E NEOCLÁSSICAS NA ECONOMIA INTERNACIONAL- REALISMO,
IMPERFEIÇÃO DE MERCADOS E RETORNO DOS ATORES EXCLUÍDOS
2. A DINÂMICA DA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS: INVESTIMENTO DIRETO ESTRANGEIRO E FIRMAS MULTINACIONAIS
3. ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS PELA VIA DO COMÉRCIO EXTERNO: UMA ANÁLISE COM BASE NA DISCRIMINAÇÃO INTERNACIONAL DE PREÇOS, DUMPING E ANTI-DUMPING
4. A CONVERGÊNCIA ESTADO/EMPRESAS NA INTERNACIONALIZAÇÃO NUMA PERSPETIVA DE LONGO PRAZO
5. DIPLOMACIA ECONÓMICA: FUNDAMENTOS, EVOLUÇÃO E ANÁLISE DE ESTUDOS EMPfRICOS
6. ENQUADRAMENTOS INTERNACIONAIS E GOVERNANCA GLOBAL

Metodologia de avaliação

Trabalho Escrito / Exame

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.