Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Gestão  >  Unidades Curriculares  >  Tópicos de E-Learning e B-Learning

Tópicos de E-Learning e B-Learning (TELBL)

Área

AC Gestão > UC Mestrados

Activa nos planos curriculares

Ciências Empresariais 2015 > Ciências Empresariais 2015 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativa 1 > Tópicos de E-Learning e B-Learning

Nível

2º Ciclo (M)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 134.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

?Compreender as diferentes tipologias de e-Learning e b-Learning e saber identificar a melhor tipologia para cada Organização
?Elaborar um ?Request for Proposal? e saber avaliar propostas de fornecedores
?Identificar os fatores críticos de sucesso na implementação de um projeto de e-Learning / b-Learning
?Aplicar Metodologias de mensuração da eficiência de Projetos e-Learning e b-Learning
?Analisar criticamente diferentes casos práticos de implementação de projetos e-Learning e b-Learning e identificar processos de melhoria contínua

Programa

1 - e-Learning e b-Learning nas Organizações;
2 - Aferição do grau de Prontidão das Organizações para o e-Learning / b-Learning: das PME?s às grandes empresas;
3 - Tecnologias de suporte à Formação: qual a(s) tecnologia(s) mais adequada à realidade de cada Organização;
4 - Elaboração de um ?Request for Proposal? e a avaliação de propostas de fornecedores;
5 - Implementação do e-Learning nas Organizações: fatores críticos de sucesso;
6 ? Boas Práticas de Gestão de Projetos de e-Learning / b-Learning:
7 - Aferição de Eficiência em Projetos de e-Learning / b-Learning;
8 ? Implementação de processos de melhoria contínua em projetos e-Learning / b-Learning;
9 - Análise de Casos Práticos nacionais e internacionais;
10 ? Tópicos do processo de acreditação como entidade formadora DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) na modalidade b-Learning.

Metodologia de avaliação

Metodologia de ensino ? organização do semestre em aulas teórico-práticas. Realização de trabalhos de grupo e análise de casos reais nas aulas.
Metodologia de avaliação ? apresentação e discussão de trabalhos de grupo (40%) + avaliação por prova escrita final individual (60%)

Bibliografia

Principal

E-learning and science of instruction:proven guidelines for consumers and designers of multemedia learning

Clark,R.C.,& Mayer,R.E.

2008

(2nd ed.).San Francisco, CA: Pfeiffer

Assessing the value of e-Learning systems

Levy, Y.

2006

Hershey,PA:Information Science Publishing

Flexible learning in an information society

Khan, B.

2007

Hershey,PA:Information Science Publishing

Secundária

The high impact learning organization : WhatWorks in the management,governance and operations of modern corporate trining

Bersin, J.

2008

Oakland, CA: Bersin & Associates

Quality evaluation for e-learning in Europe

Ehlers, U.-D. & L. Goertz

2006

Ehlers, U.-D. & L. Goertz

Handbook on Quality and Standardisation in E-Learning

Pawlowski

*

Springer, Berlin/ Heidelberg New York.

A Value-Satisfaction Taxonomy of IS Effectiveness (VSTISE): A Case Study of User Satisfaction with IS and User-Perceived Value of IS

Levy, Y. Murph, K. & Zanakisy

2009

International Journal of Information Systems in the Service Sector, 1(1), 93-118.

A Quality Framework for Continuous Improvement of E-Learning: The E-Learning Maturity Model

Marshall, S.

2010

Journal of Distance Education, 24(1), 143-166