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Marketing Internacional (MINT-MKT)

Área

AC Gestão > UC Mestrados

Activa nos planos curriculares

Marketing > Marketing > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Marketing Internacional

6ª Edição > 6ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Marketing Internacional

7ª Edição > 7ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Marketing Internacional

Nível

2º Ciclo (M)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 3.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 121.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

- Dar uma visão global sobre a importância e significado do marketing internacional, nomeadamente do processo de internacionalização das empresas;
- Conhecer as tendências do comércio internacional, os grandes blocos regionais de comércio e o BRICs e as suas implicações nas decisões estratégicas das empresas;
- Apresentar os conceitos de marketing internacional como instrumentos de gestão;
- Metodologia para a decisão de internacionalização e identificação dos fatores condicionantes externos e internos;
- Análise da metodologia para seleção dos mercados de internacionalização;
- Estudo das diversas alternativas de modos de entrada nos mercados internacionais, em função de fatores como o risco, o nível de controlo desejado e o compromisso de recursos aceite;
- Análise do meio envolvente global, na ótica, sociocultural, económica, político-legal, tecnológica;
- Estudo de estratégias de marketing internacional;
- Estudo da organização para competir internacionalmente.

Programa

- Introdução: Definição de Marketing Internacional e Perspetivas; Planear a Oferta Global; Globalização// Imperativo para Todas as Empresas;
- Processo de Internacionalização das Empresas; Teorias e Modelos de Internacionalização; Decisão de Internacionalização;
- Seleção dos Mercados Estrangeiros: Teorias e Modelos; Metodologia de Seleção e Principais Critérios;
- Escolha dos Modos de Entrada: Teorias e Modelos; Principais Modos de Entrada; Considerações Estratégicas e Opções;
- Escolha da Estratégia de Marketing-Mix Internacional; Meio envolvente Fatores Específicos, económicos, socioculturais, político-legais, tecnológicos; Estratégia de Marketing-Mix; Elementos de um Plano Internacional de Marketing;
- Organização para Competir Internacionalmente: Estrutura Organizacional; Localização da Decisão; Implementação e Controlo das Operações de Marketing Internacional; Identificação de Apoios Institucionais à Internacionalização em Portugal e EU.

Metodologia de avaliação

.

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.