Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Gestão  >  Unidades Curriculares  >  Marketing Estratégico

Marketing Estratégico (MEST)

Área

AC Gestão > UC Obrigatórias

Activa nos planos curriculares

6ª Edição > 6ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Marketing Estratégico

5ª Edição > 5ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Marketing Estratégico

4ª Edição > 4ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Marketing Estratégico

3ª Edição > 3ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Marketing Estratégico

2ª Edição > 2ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Marketing Estratégico

1ª Edição > 1ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Marketing Estratégico

MAEG PC 2004 > Maeg Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Marketing Estratégico

GES PC 2004 > Ges Pc 2004 > G1 - Disciplinas Obrigatórias > Marketing Estratégico

GES 1994 > Ges 1994 > G1 - Disciplinas Obrigatórias > Marketing Estratégico

ECO PC 2003 > Eco Pc 2003 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Marketing Estratégico

ECO 1994 > Eco 1994 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Marketing Estratégico

Economia > Economia > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Marketing Estratégico

Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Marketing Estratégico

Gestão > Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Marketing Estratégico

Nível

1º Ciclo (L)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 4.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 108.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

1. Descrever as etapas e atividades do planeamento estratégico e planeamento de marketing e a sua relação
2. Conceber o plano de marketing
3. Analisar o mercado: consumidores finais, organizações e concorrência
4. Conhecer os componentes e o processo de desenvolvimento da estratégia de marketing
5. Formular estratégias para novos produtos, produtos existentes e para mercados internacionais
6. Definir responsabilidade social e ética no marketing
7. Desenvolver o pensamento crítico, capacidade de trabalho em equipa e de gestão de projeto, aptidões de comunicação oral e escrita, utilizar ferramentas analíticas e agir de forma ética

Programa

1.Estratégia e Construção de Relações
1.1 Planeamento estratégico Vs Planeamento de marketing
1.2 Estratégia de marketing
1.3 Plano de marketing
2. Análise de Mercado
2.1O mercado dos consumidores
2.2.O mercado organizacional
2.3. Análise da concorrência e estratégias competitivas
3.Estratégia de Marketing
3.1 Identificação dos segmentos de mercado e selecção de alvos
3.2 Estratégia de marketing para diferenciar e posicionar a oferta
3.3 Estratégia de marketing para desenvolvimento de novos produtos
3.4 Estratégia de marketing mix durante o ciclo de vida do produto
3.5 Processo de Internacionalização e oferta no mercado global
3.6 Marketing Sustentável: Responsabilidade social e ética

Metodologia de avaliação

Época normal
A avaliação de acordo com o artigo 2º do Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos será o resultado de uma média ponderada dos seguintes elementos de avaliação:
- Uma prova escrita individual final (ponderação de 50%) nota mínima: 8 valores;
- Componente de avaliação ao longo do semestre: participação nas aulas, mini apresentações individuais e outros trabalhos individuais ou em grupo (ponderação de 50%) nota mínima: 8 valores.
Época de recurso
A avaliação nesta época, de acordo com o artigo 3º (nºs 1 e 2) do Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos, é composta por uma prova escrita individual. A classificação final desta época considera a classificação global das componentes de avaliação ao longo do semestre, com os pesos definidos para a época normal, caso beneficie o aluno.

Bibliografia

Principal

Principles of Marketing

Kotler, Philip e Armstrong, Gary

2018

Global Edition, 17th Edition, Pearson.

Secundária

Marketing: An Introduction

Armstrong, Gary, Kotler, Philip, Opresnik, Marc O.

2017

13th Global Edition, Pearson.

Consumer Behavior: Buying, Having and Being

Solomon, Michael R.

2018

Global Edition, 12th Edition, Pearson Higher Education

Essentials of Marketing Research: A Hands-On Orientation

Malhotra, Naresh K.

2015

1th Edition, Prentice Hall

The Marketing Plan Handbook

Wood, Marian Burk

2014

5th Edition, Pearson New International Edition