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Marketing Operacional (MO)

Área

AC Gestão > UC Obrigatórias

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FIN PC 2004 > Fin Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Marketing Operacional

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MAEG 1990 > Maeg 1990 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Marketing Operacional

GES PC 2004 > Ges Pc 2004 > G1 - Disciplinas Obrigatórias > Marketing Operacional

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Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Marketing Operacional

Gestão > Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Marketing Operacional

Nível

1º Ciclo (L)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 4.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 108.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

Conhecimento:
No final do curso os estudantes deverão:
- Compreender o papel do marketing no contexto da empresa e da sociedade;
- Dominar os principais conceitos e terminologia no âmbito do marketing;
- Demonstrar consciencialização para as questões éticas nas organizações e, em particular, na decisões de marketing;
- Ter capacidade para examinar como a empresa organiza, implementa e controla o esforço de marketing; e
- Ter um conhecimento aprofundado da gestão de cada elemento do marketing-mix: produto, preço, comunicação e distribuição.

Aptidões e competências:
- Pensamento analítico e aptidões de resolução de problemas;
- Aptidões técnicas;
- Perspetiva ética;
- Capacidade de trabalhar em equipa e aptidões de comunicação.

Programa

1. Importância e Âmbito do Marketing:
- Definição e conceitos básicos do marketing;
- Orientações das empresas face ao mercado;
- Marketing-mix.
2. Informação de Marketing:
- Envolvente de marketing na organização;
- Sistema de informação de marketing;
3. Marketing-Mix:
- Produtos, serviços e marcas: gerar valor do cliente;
- Produto: conceitos básicos;
- Decisões de produtos e serviços;
- Estratégia de branding;
- Marketing de serviço;
- Decisões de preço: captar valor do cliente;
- Preço: conceitos básicos;
- Fatores a considerar na definição de preços;
- Estratégias de pricing;
- Decisões de distribuição: entregar valor ao cliente;
- Distribuição: conceitos básicos;
- Conceção e gestão de canais de distribuição;
- Decisões de comunicação: comunicar valor ao cliente;
- Mix de comunicação e comunicação integrada de marketing;
- Processo de comunicação;
- Orçamento de comunicação;
- Comunicação socialmente responsável;
- Elementos do mix de comunicação.

Metodologia de avaliação

A nota final, na escala de 0 a 20, é atribuída com base num exame escrito, podendo eventualmente ser tido em conta o resultado da avaliação ao longo do semestre.

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.