Marketing (M)
Área
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Nível
1º Ciclo (L)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 4.0 h/semana
Trabalho Autónomo: 108.0 h/semestre
Créditos ECTS: 6.0
Objectivos
1. Analisar o papel do marketing no contexto da empresa e da sociedade.
2. Desenvolver capacidades para examinar como a empresa organiza, implementa e controla o esforço de marketing.
3. Compreender segmentação de mercado, seleção dos mercados-alvo e posicionamento.
4. Proporcionar um conhecimento aprofundado da gestão de cada elemento do marketing-mix: produto, preço, comunicação e distribuição.
5. Apresentar um plano de marketing.
Programa
1. Definição e conceitos básicos do marketing.
2. Compreender o mercado e os clientes.
3. Estratégia de marketing orientada para o cliente e criação de valor para os clientes-alvo.
4. Análise dos elementos do marketing-mix:
-Produtos, serviços e marcas: gerar valor para o cliente;
-Mix de comunicação e comunicação integrada de marketing;
-Decisões de distribuição: entregar valor ao cliente;
-Decisões de preço.
5. Planeamento de marketing.
Metodologia de avaliação
1) Época normal
A avaliação de acordo com o artigo 2º do Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos será o resultado de uma média ponderada dos seguintes elementos de avaliação:
- Prova escrita sobre a matéria (exame) a realizar no final do período de lecionação (ponderação de 60% - nota mínima 8 valores) ? prova individual;
- Componente de avaliação contínua ? através de participação nas aulas e Trabalho Final de Grupo ? (ponderação de 40%: 35% para o Trabalho Final de Grupo; 5% para a assiduidade e participação em sala de aula).
2) Época de recurso
A avaliação nesta época, de acordo com o artigo 3º (nº 1 e 2) do Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos, é composta por uma prova escrita individual. A classificação final desta época considera a classificação global das componentes de avaliação ao longo do semestre, com os pesos definidos para a época normal, caso beneficie o aluno.
Melhoria de classificação resulta exclusivamente de prova escrita individual
e não depende dos resultados da avaliação ao longo do semestre (artigo 7º, nº 2 do RGAC), quando realizada de acordo com o definido no RGAC.
3) Época especial
A avaliação de acordo com o artigo 6º (nº 1) do Regulamento geral de avaliação de conhecimentos é composta por uma prova escrita individual.
Têm acesso à época referida no número anterior todos os alunos a quem faltem, no máximo, 24 créditos ECTS para concluir a licenciatura sem atender ao regime de precedências, bem como todos os alunos abrangidos por lei especial (artigo 6º, nº 2).
Bibliografia
Principal
Principles of Marketing
Kotler, Philip e Armstrong, Gary
2018
Global Edition, 17th Edition, Pearson.
Secundária
Marketing Management
Kotler, Philip e Keller, Kevin
2014
15th Edition, Prentice Hall, Saddle River
Essentials of Marketing Research: A Hands-On Orientation
Malhotra, Naresh K.
2015
1th Edition, Prentice Hall
The Marketing Plan Handbook
Wood, Marian Burk
2015
5th Edition, Pearson New International Edition.