Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Gestão  >  Unidades Curriculares  >  Marketing

Marketing (M)

Área

AC Gestão > UC Obrigatórias

Activa nos planos curriculares

FIN PC 2004 > Fin Pc 2004 > G1 - Disciplinas Obrigatórias > Marketing

FIN 2001 > Fin 2001 > G1 - Disciplinas Obrigatórias > Marketing

MAEG PC 2004 > Maeg Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Marketing

MAEG 1990 > Maeg 1990 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Marketing

GES 1994 > Ges 1994 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Marketing

GES NT 1993 > Ges Nt 1993 > Disciplinas Obrigatórias > Marketing

GES 1986 > Ges 1986 > Disciplinas Obrigatórias > Marketing

ECO PC 2003 > Eco Pc 2003 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Marketing

ECO 1994 > Eco 1994 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Marketing

ECO NT 1993 > Eco Nt 1993 > Disciplinas Optativas > Marketing

ECO 1986 > Eco 1986 > Disciplinas Obrigatórias > Marketing

Economia > Economia > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Marketing

Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Marketing

Finanças > Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Marketing

Nível

1º Ciclo (L)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 4.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 108.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

1. Analisar o papel do marketing no contexto da empresa e da sociedade.
2. Desenvolver capacidades para examinar como a empresa organiza, implementa e controla o esforço de marketing.
3. Compreender segmentação de mercado, seleção dos mercados-alvo e posicionamento.
4. Proporcionar um conhecimento aprofundado da gestão de cada elemento do marketing-mix: produto, preço, comunicação e distribuição.
5. Apresentar um plano de marketing.

Programa

1. Definição e conceitos básicos do marketing.
2. Compreender o mercado e os clientes.
3. Estratégia de marketing orientada para o cliente e criação de valor para os clientes-alvo.
4. Análise dos elementos do marketing-mix:
-Produtos, serviços e marcas: gerar valor para o cliente;
-Mix de comunicação e comunicação integrada de marketing;
-Decisões de distribuição: entregar valor ao cliente;
-Decisões de preço.
5. Planeamento de marketing.

Metodologia de avaliação

1) Época normal
A avaliação de acordo com o artigo 2º do Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos será o resultado de uma média ponderada dos seguintes elementos de avaliação:
- Prova escrita sobre a matéria (exame) a realizar no final do período de lecionação (ponderação de 60% - nota mínima 8 valores) ? prova individual;
- Componente de avaliação contínua ? através de participação nas aulas e Trabalho Final de Grupo ? (ponderação de 40%: 35% para o Trabalho Final de Grupo; 5% para a assiduidade e participação em sala de aula).

2) Época de recurso
A avaliação nesta época, de acordo com o artigo 3º (nº 1 e 2) do Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos, é composta por uma prova escrita individual. A classificação final desta época considera a classificação global das componentes de avaliação ao longo do semestre, com os pesos definidos para a época normal, caso beneficie o aluno.
Melhoria de classificação resulta exclusivamente de prova escrita individual
e não depende dos resultados da avaliação ao longo do semestre (artigo 7º, nº 2 do RGAC), quando realizada de acordo com o definido no RGAC.

3) Época especial
A avaliação de acordo com o artigo 6º (nº 1) do Regulamento geral de avaliação de conhecimentos é composta por uma prova escrita individual.
Têm acesso à época referida no número anterior todos os alunos a quem faltem, no máximo, 24 créditos ECTS para concluir a licenciatura sem atender ao regime de precedências, bem como todos os alunos abrangidos por lei especial (artigo 6º, nº 2).

Bibliografia

Principal

Principles of Marketing

Kotler, Philip e Armstrong, Gary

2018

Global Edition, 17th Edition, Pearson.

Secundária

Marketing Management

Kotler, Philip e Keller, Kevin

2014

15th Edition, Prentice Hall, Saddle River

Essentials of Marketing Research: A Hands-On Orientation

Malhotra, Naresh K.

2015

1th Edition, Prentice Hall

The Marketing Plan Handbook

Wood, Marian Burk

2015

5th Edition, Pearson New International Edition.