Gestão de Negócios Internacionais (GNI)
Área
AC Gestão > UC Optativas
Activa nos planos curriculares
Economics > Economics > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Gestão de Negócios Internacionais
Management > Management > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Gestão de Negócios Internacionais
1ª Edição > 1ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Gestão de Negócios Internacionais
FIN PC 2004 > Fin Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Gestão de Negócios Internacionais
MAEG PC 2004 > Maeg Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Gestão de Negócios Internacionais
GES PC 2004 > Ges Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Gestão de Negócios Internacionais
GES 1994 > Ges 1994 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Gestão de Negócios Internacionais
GES NT 1993 > Ges Nt 1993 > Disciplinas Obrigatórias > Gestão de Negócios Internacionais
GES 1986 > Ges 1986 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Gestão de Negócios Internacionais
ECO PC 2003 > Eco Pc 2003 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Gestão de Negócios Internacionais
ECO 1994 > Eco 1994 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Gestão de Negócios Internacionais
ECO 1986 > Eco 1986 > Disciplinas Optativas > Gestão de Negócios Internacionais
Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Gestão de Negócios Internacionais
Gestão > Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Gestão de Negócios Internacionais
Finanças > Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Gestão de Negócios Internacionais
Economia > Economia > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Gestão de Negócios Internacionais
Nível
1º Ciclo (L)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 3.0 h/semana
Trabalho Autónomo: 68.0 h/semestre
Créditos ECTS: 4.0
Objectivos
Sensibilizar os alunos para a relevância e amplitude dos negócios internacionais e as suas implicações.
Estudar os processos de internacionalização das empresas.
Explicar as motivações dos investimentos internacionais.
Analisar os processos de internacionalização das empresas.
Apresentar as principais formas de expansão internacional das empresas.
Fornecer os instrumentos básicos de gestão das operações internacionais.
Estimular nos alunos a capacidade de compreender realidades económicas e sociais diferentes, bem como o trabalho em grupo.
Programa
- A envolvente internacional da empresa;
- Teorias do investimento internacional;
- Processos de internacionalização das empresas;
- Gestão da exportação;
- Alianças estratégicas, contratos de licença e outros acordos contratuais;
- Investimento directo;
- Estratégia e coordenação das operações internacionais.
Metodologia de avaliação
A nota final, na escala de 0 a 20, é atribuída com base num exame escrito, podendo eventualmente ser tido em conta o resultado da avaliação ao longo do semestre.
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.