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Ciências Sociais

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Demografia (DEM)

Área

AC Ciências Sociais > UC Mestrados

Activa nos planos curriculares

Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015 > Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Demografia

Economia e Políticas Públicas > Economia e Políticas Públicas > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Demografia

Desenvolvimento e Cooperação Internacional > Desenvolvimento e Cooperação Internacional > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Demografia

17ª Edição > 17ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Demografia

3ª Edição > 3ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Demografia

15ª Edição > 15ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Demografia

FIN PC 2004 > Fin Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Demografia

MAEG PC 2004 > Maeg Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Demografia

GES PC 2004 > Ges Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Demografia

GES 1994 > Ges 1994 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Demografia

ECO PC 2003 > Eco Pc 2003 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Demografia

Nível

2º Ciclo (M)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 134.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

Os principais objectivos da disciplina de Demografia são:

- Estudar os principais métodos e técnicas de análise da população;
- Estudar os principais problemas demográficos e migratórios contemporâneos;
- Apresentar teorias sobre a fecundidade, mortalidade e migrações;
- Conhecer a articulação entre demografia, migrações e desenvolvimento;
- Avaliar os modos de regulação política da demografia e das migrações.

Pretende-se que, depois de adquiridos estes conhecimentos, os alunos possam compreender e discutir o conteúdo de documentos sobre demografia, desenvolver estudos sobre o tema e participar em instituições, públicas ou privadas, onde exista intervenção nessa área.

Programa

1. Introdução: teoria e metodologia do estudo da população.

2. A demografia das sociedades contemporâneas:
2.1. Problemas demográficos mundiais;
2.2. Teorias da transição demográfica;
2.3. Teorias da fecundidade e mortalidade;
2.4. Teorias malthusianas e não malthusianas;
2.5. População, recursos e desenvolvimento.

3. As migrações nas sociedades contemporâneas:
3.1. Tendências das migrações internacionais;
3.2. Teorias explicativas das migrações;
3.3. Migrantes e refugiados;
3.4. Migrações, urbanização e globalização;
3.5. Migrações e desenvolvimento.

Metodologia de avaliação

A avaliação na época normal apresenta as seguintes componentes:
- uma prova de avaliação escrita individual (60%);
- um trabalho em grupo (30%);
- e participação nas aulas (10%).

A aprovação implica que a prova escrita individual e o trabalho em grupo tenham, cada um, uma classificação mínima de 8 valores, mesmo que a média final seja igual ou superior a 10 valores.
Para os alunos que não realizem avaliação ao longo do semestre, a classificação final corresponde a 100% da nota obtida na prova escrita individual.
A avaliação na época de recurso baseia-se na realização de uma prova escrita individual.

Bibliografia

Principal

População e Desenvolvimento

Peixoto, J.

2002

Teorias da população e modernidade

Bandeira, M.L.

1996

The unfolding story of the second demographic transition

Lesthaeghe, R

2010

Lowest-low fertility in Europe

Billari, F.

2008

Broken limits to life expectancy

Oeppen, J. e J. Vaupel

2002

Will life expectancy increase indefinitely by three months every year?

Vallin, J. e F. Meslé

2010

How and why population matters

Birdsall, N. e S. Sinding

2003

The challenges posed by demographic change in sub-Saharan Africa

Cleland, J. e K. Machiyama

2017

As teorias explicativas das migrações

Peixoto, J.

2004

A nova crise dos refugiados na Europa

Oliveira, C.R., J. Peixoto e P. Góis

2017

Migrações e desenvolvimento

CMMI

2005

International migration as a tool in development policy

Skeldon, R.

2008

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.