Google

Economia

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Economia  >  Unidades Curriculares  >  Economia dos Mercados e da Empresa

Economia dos Mercados e da Empresa (EMEE)

Área

AC Economia > UC Optativas

Activa nos planos curriculares

3ª Edição > 3ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Economia dos Mercados e da Empresa

13ª Edição > 13ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Economia dos Mercados e da Empresa

1ª Edição > 1ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Economia dos Mercados e da Empresa

2ª Edição > 2ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Economia dos Mercados e da Empresa

FIN PC 2004 > Fin Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Economia dos Mercados e da Empresa

GES PC 2004 > Ges Pc 2004 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Economia dos Mercados e da Empresa

ECO PC 2003 > Eco Pc 2003 > G3 - Disciplinas Optativas Puras > Economia dos Mercados e da Empresa

Nível

2º Ciclo (M)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 134.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

Situar a empresa nos mercados, definindo as suas fronteiras e as grandes linhas para a elaboração de estratégias de competitividade e de crescimento.

Introduzir os alunos na problemática vivida por empresas reais através da metodologia de estudo de casos.

Programa

- A Teoria Económica Relevante;
- A Evolução da Empresa Moderna;
- As Fronteiras Horizontais da Empresa;
- As Fronteiras Verticais da Empresa
- Concorrentes e Concorrência;
- Análise da Indústria;
- Estratégia e Vantagens Competitivas;
- Medidas para a Análise do Sucesso.

Metodologia de avaliação

Durante o período de aulas os alunos devem preparar dois trabalhos escritos para apresentação nas aulas. A avaliação final tomará em conta um exame escrito (com a ponderação de 60%) e a avaliação dos trabalhos (40%).

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.