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Economia

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ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Economia  >  Unidades Curriculares  >  Políticas Estruturais da U.E.

Políticas Estruturais da U.E. (PESUE)

Área

AC Economia > UC Mestrados

Activa nos planos curriculares

Economia Internacional e Estudos Europeus > Economia Internacional e Estudos Europeus > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Políticas Estruturais da U.E.

Nível

2º Ciclo (M)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 134.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

Fornecer o quadro conceptual e analítico dos objectivos de convergência e coesão aplicando-o ao contexto específico do processo de alargamento e aprofundamento da União Europeia.

Situar o conteúdo das políticas comunitárias de convergência e coesão no quadro específico da política regional europeia e da operacionalização dos ciclos de programação estrutural.

Apresentar os grandes cenários de referência para as reformas em curso no domino da política de coesão e na especificação dos objectivos de convergência.

Programa

A CONVERGÊNCIA ECONÓMICA NA EUROPA ALARGADA: UMA VISÃO DE LONGO PRAZO
- Crescimento e Concorrência; Competitividade e Inovação; Coesão Económica e Social, Coesão Territorial: o quadro conceptual e metodológico;
- Convergência e crescimento económico; convergência real e nominal; convergência σ e convergência β;
- Caracterização das dinâmicas nacionais e regionais ao longo dos ciclos de programação estrutural.

AS POLÍTICAS EUROPEIAS DE COESÃO: FUNDAMENTOS E EVOLUÇÃO
- A evolução da política regional europeia e os objectivos da coesão e da convergência;
- Princípios, temáticas e quadro operacional da programação estrutural;
- Políticas de competitividade e coesão territorial: o caso português.

A REFORMA DAS POLÍTICAS ESTRUTURAIS: OS GRANDES DESAFIOS
- As dimensões estrutural e transversal da política de coesão;
- As principais propostas de reforma.

Metodologia de avaliação

A nota final, na escala de 0 a 20, é atribuída com base num exame escrito, podendo eventualmente ser tido em conta o resultado da avaliação ao longo do semestre.

Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.