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Economia

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Economia da Ásia-Pacífico (EA-P)

Área

AC Economia > UC Mestrados

Activa nos planos curriculares

Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015 > Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2015 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativas 1, 2 e 3 > Economia da Ásia-Pacífico

Desenvolvimento e Cooperação Internacional > Desenvolvimento e Cooperação Internacional > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativas 1 e 2 > Economia da Ásia-Pacífico

16ª Edição > 16ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Optativa Condicionada 4 > Economia da Ásia-Pacífico

17ª Edição > 17ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Unidades Curriculares Optativas > Unidades Curriculares Optativas Condicionadas 4 > Economia da Ásia-Pacífico

Nível

2º Ciclo (M)

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 134.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

Esta unidade curricular tem como objetivo debater e refletir sobre a dinâmica das mudanças económicas, politicas e sociais na Asia-Pacífico e o seu impacto a nível global. Para isso, irá analisar de forma crítica e transversal quatro grandes questões: desenvolvimento económico, industrialização, comércio e globalização.

Programa

Com esta unidade curricular, espera-se que os estudantes conseguiam reconhecer as principais questões que estão na base da dinâmica desta nova Ordem Asiática, desenvolvam capacidades críticas e analíticas face às leituras propostas e apliquem os conhecimentos adquiridos na análise de temas, desafios e problemas contemporâneos relacionados com as economias desta região. A unidade curricular irá abordar 4 grandes questões estruturantes do programa: desenvolvimento económico, industrialização, comércio e globalização. Em termos gerais, esta unidade curricular irá:

?Propor aos estudantes uma análise critica sobre as condições que levaram a re-emergência económica da Ásia no princípio do século XXI;
?Promover o debate sobre a experiência asiática de desenvolvimento político, económico e social em comparação com as experiências de outras regiões como a Europa, Estados Unidos da América ou América Latina;
?Desafiar os estudantes a refletir nas oportunidades e desafios num potencial mundo pós-Ocidental e policêntrico.

Metodologia de avaliação

A avaliação de época normal é constituída por seminários de grupo (20%), duas recensões críticas (15% cada) e por uma prova escrita final (50%). A avaliação de época de recurso é constituída apenas por uma prova escrita final (100%).


Bibliografia

Principal

Não existem referências bibliográficas.

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.