Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Gestão  >  Unidades Curriculares  >  Tecnologias da Informação

Tecnologias da Informação (TI-GDES)

Área

AC Gestão > UC Obrigatórias

Activa nos planos curriculares

Gestão do Desporto > Gestão do Desporto > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Tecnologias da Informação

Nível

1º Ciclo (L)

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 3.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 121.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

Facilitar ao aluno a aquisição e o domínio de competências em Sistemas e Tecnologias de Informação:
1.Proficiência em Excel
2.Proficiência no acesso a bases de dados organizacionais (suportadas no modelo relacional) e extração de dados para realizar várias análises
- Dominar a Modelização da Informação
- Entender, de forma prática, o Modelo Relacional: Estrutura, Operações e Integridade
- Dominar o Access
- Dominar a ligação, via ODBC, do Excel ao Access
- Dominar o uso de tabelas dinâmicas no Excel, com base em dados extraídos do Access
3.Dominar os conceitos relacionados com a internet, as redes, Web 2.0 e redes sociais virtuais

Programa

1.Apresentação: Objetivos, Programa e Avaliação
2.Excel
3.Modelação de dados ? Diagramas de Classe em UML
4.Modelo Relacional de Bases de Dados e transposição Diagrama de Classes ? Diagrama Relacional
5.Internet, Web 2.0, Redes de Comunicações, redes sociais virtuais
6.Access: Tabelas, Queries e Views, Tabelas dinâmicas

Metodologia de avaliação

1.A avaliação da cadeira poderá ser por Avaliação ao Longo do Semestre (ALS) ou por exame
2.Um aluno que tenha nota positiva (>=9,5) no conjunto da ALS ficará dispensado da realização do exame final, caso contrário terá que fazer o exame final (época normal ou época de recurso) para obter aprovação na cadeira.
3.Para tirar partido da ALS cada aluno terá de frequentar pelo menos 80% das sessões da disciplina, podendo justificar ao respetivo docente as faltas cometidas.
4.Se o aluno obtiver nota positiva na ALS, ainda assim poderá optar pela realização do exame, abdicando assim da nota da ALS; Nestes casos, a nota final será a do exame, qualquer que esta seja.
5.A ALS será composta por 2 testes individuais e 1 trabalho de grupo com avaliação individual, com os seguintes pesos na avaliação:
A.Teste 1 (Excel, Internet&Redes, Modelação classes) - 40%
B.Teste 2 (Access) - 20%
C.Trabalho em Excel e Access - 40%

Bibliografia

Principal

ACCESS 2010 - Depressa & bem

Alves, J.

2010

Lisboa: FCA.

Excel Aplicado

Bernardo, M.R., Negas, M.C., Isaías, P.

2013

Lisboa: FCA

Utilização do Excel 2010 para Economia & Gestão

Rodrigues, L. S.

2010

Cálculo e Instrumentos Financeiros ? da Prática à Teoria

Barroso, M. N., Couto, E., & Crespo, N.

2010

Lisboa: Escolar Editora.

Management Information Systems Managing the digital firm

Laudon, K. C. & Laudon, J. P.

2014

(13th edition). Prentice Hall

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.