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ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Gestão  >  Unidades Curriculares  >  Sistemas de Informação

Sistemas de Informação (SINF-GDES)

Área

AC Gestão > UC Obrigatórias

Activa nos planos curriculares

Gestão do Desporto > Gestão do Desporto > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Sistemas de Informação

Nível

1º Ciclo (L)

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 4.5 h/semana

Trabalho Autónomo: 101.5 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

Pretende-se sensibilizar os alunos para as problemáticas associadas ao ciclo de desenvolvimento de projetos de sistemas de informação (SIs), nomeadamente relativas às fases de planeamento, análise e desenvolvimento. Objetiva-se ainda a introdução de conceitos fundamentais da Ciência dos Dados e do Business Intelligence (BI), explorando abordagens de Data Warehouse e análise de Big Data.
No final da UC o estudante deverá:
?OA1. Entender os conceitos fundamentais para o planeamento, análise e desenvolvimento de projetos de SI
?OA2. Desenvolver um modelo de análise de um SI, usando UML
?OA3. Ter proficiência no acesso a bases de dados organizacionais (suportadas no modelo relacional)
?OA4. Entender os conceitos fundamentais de BI e Ciência dos Dados
?OA5. Desenvolver modelos de análise de Data Warehouse, e aplicá-los em ferramenta apropriada para análise
?OA6. Entender o conceito de SI e discutir exemplos de casos de adoção dos mesmos à área do Desporto

Programa

?CP1. Projeto de SI
oConceitos fundamentais
oProblemáticas Associadas ao sucesso dos projetos
oCiclo de vida do desenvolvimento de SIs
?CP2. Requisitos para o desenvolvimento de SIs
oDefinição e classificação de requisitos
oElicitação e Especificação de Requisitos: cenários
?CP3. Orientação por Objetos
oAnálise e desenvolvimento orientado por objetos (OO)
oUnified Modeling Language 2.0 (UML) e seus principais diagramas
oModelo Relacional de Bases de Dados
oNormalização
?CP4. Business Intelligence (BI)
oA Ciência dos Dados
oConceitos fundamentais de BI e Data Warehouse
oPower BI: construção de Dashboards

Metodologia de avaliação

?Aulas teórico-práticas;
?Trabalhos de implementação prática dos conteúdos lecionados realizados em grupo;
?Apresentações orais dos alunos sobre trabalhos relativos aos conteúdos programáticos aplicados à sua área de formação;
?Avaliação individual escrita.
A classificação final é obtida de duas formas distintas. A primeira forma resulta da aplicação dos critérios de avaliação ao longo do semestre (ALS) que se expõem de seguida:
?Av1. Teste escrito de avaliação individual (1ª parte dos conteúdos lecionados) 25%
?Av2. Exercício escrito de avaliação individual (2ª parte dos conteúdos lecionados) 25%
?Av3. Projeto prático de aplicação dos conteúdos em grupo (1ª e 2ª parte), com discussão individual 40%
?Av4. Apresentação oral de trabalho em grupo, da aplicação dos conteúdos à área de formação 10%
A segunda forma de aprovação consiste na realização de exame escrito individual, com a totalidade da matéria lecionada, e com classificação mínima de 9,5 valores.
Caso a nota de avaliação ao longo do semestre - ALS (Av1, Av2, Av3 e Av4) seja positiva, o aluno obtém aprovação à disciplina. Contudo, qualquer aluno poderá realizar o exame da época normal e/ou de recurso, sendo que a componente de avaliação contínua (ALS) vai sempre ponderar o resultado obtido na época normal (50% cada componente). Na época de recurso isto só acontece se a ponderação de ambas, melhorar a nota final do aluno (50% cada componente).

Bibliografia

Principal

Management Information Systems - Managing the Digital Firm

Laudon, K. & Laudon, J.,

2017

Pearson, Harlow.

Introductory Relational Database Design for Business with Microsoft Access

Eckstein, J. & Schultz, B.,

2018

Wiley, Oxford

Fundamental de UML

Nunes, Mauro, O'Neill, Henrique

2004

6ª Edição, ISBN: 972-722-481-4. (cota na biblioteca: QA76.76.N85 2004 )

UML Metodologias e Ferramentas CASE

Silva, Alberto, Videira, Carlos

2005

2ª Edição, Centro Atlântico, Publishing Ld, ISBN: 989-615-009-5. (cota na biblioteca: QA76.758.S55 2001)

Secundária

Não existem referências bibliográficas secundárias.