Google

Economia

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Economia  >  Unidades Curriculares  >  Regulação, Concorrência e Tarifação

Regulação, Concorrência e Tarifação (RCP)

Área

AC Economia > UC Mestrados

Activa nos planos curriculares

Economia e Políticas Públicas > Economia e Políticas Públicas > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Área - Finanças e Administrações Públicas > Regulação, Concorrência e Tarifação

Nível

2º Ciclo (M)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 134.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

Mediante uma combinação de aulas em que o professor expõe a matéria e de aulas dedicadas à discussão de estudos de caso, esta disciplina fornece aos alunos o instrumental necessário para a compreensão do comportamento estratégico das empresas e de como é que a regulação e a política de concorrência podem afetar os incentivos que as empresas enfrentam e, por consequência, as suas decisões. Os estudantes aprendem que instrumentos de regulação e política de concorrência bem desenhados podem melhorar o bem-estar social, mas podem comprometer os objetivos do regulador se mal desenhados.

Programa

1. Regulação económica e tarifação:
- Introdução: Instrumentos de regulação, teorias de regulação, monopólio natural;
- Soluções de tarifação ideal;
- Regulação na prática;
- Regulação com informação assimétrica.
2. Concorrência e política ?anti-trust?:
- Introdução: Oligopólio;
- Comportamento no mercado: Conluio;
- Estrutura de mercado: Concentração, condições de entrada e mercados contestáveis;
- Acordos horizontais e verticais, fusões, discriminação de preços.
3. Estudos de caso.

Metodologia de avaliação

Na Época Normal a classificação final é uma média ponderada de uma prova escrita (com ponderação de 60%) e do estudo de caso apresentado na aula (com ponderação de 40%), caso a classificação do estudo de caso seja superior à da prova escrita. Nos casos em que a classificação da prova escrita é superior à do estudo de caso a classificação final corresponderá à classificação da prova escrita.
Na Época de Recurso a classificação final corresponderá à classificação da prova escrita.
No que respeita às provas escritas, tendo em conta a atual situação, as mesmas serão realizadas à distância.
Ambas as provas escritas finais, a Prova Escrita da Época Normal (PEEN) e a Prova Escrita da Época de Recurso (PEER), têm a mesma estrutura e partilham as mesmas regras.
Estas provas serão realizadas no Portal do Aluno no Aquila. A prova escrita está dividida em três partes que assumem a forma de ficha ou trabalho.
Antes da realização da prova, cada aluno deverá entrar na sala do Teams e deverá manter a câmara de vídeo ligada durante a realização do exame.

Bibliografia

Principal

Economics of Regulation and Antitrust,

Viscusi, W.K., J. M. Vernon e J. E. Harrington,

2018-2019

5ª edição, MIT Press. , 2018

Secundária

A Theory of Incentives in Procurement and Regulation,

Laffont, J-J. e Tirole,J. ,

2018-2019

MIT Press, 1993