Google

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISEG  >  Estrutura  >  Unidades Académicas  >  Gestão  >  Unidades Curriculares  >  Estratégia e Internacionalização de Empresa

Estratégia e Internacionalização de Empresa (EIEMP)

Área

AC Gestão > UC Mestrados

Activa nos planos curriculares

Gestão e Estratégia Industrial > Gestão e Estratégia Industrial > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Estratégia e Internacionalização de Empresa

14ª Edição > 14ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Estratégia e Internacionalização de Empresa

15ª Edição > 15ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Estratégia e Internacionalização de Empresa

Nível

2º Ciclo (M)

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

Aula Teórica (T): 0.0 h/semana

Aula TeoricoPrática (TP): 3.0 h/semana

Trabalho Autónomo: 121.0 h/semestre

Créditos ECTS: 6.0

Objectivos

1 Sensibilizar os alunos para a importância e extensão dos negócios internacionais e as suas implicações nos mercados domésticos e internacionais
2 Introduzir os alunos ao pensamento de decisão de empresas com negócios internacionais
3 Explanar as motivações da internacionalização das empresas usando diferentes modos de entrada
4 Analisar os processos de internacionalização das empresas;
5 Apresentar as principais formas de expansão internacional das empresas;
6 Fornecer os instrumentos básicos de gestão das operações internacionais.

Programa

1 Introdução
2 Envolvente internacional da empresa
3 Teorias do investimento internacional
4 Processo de internacionalização
5 Gestão da exportação
6 Acordos Contratuais
7 Investimento directo estrangeiro
8 Estratégia e Coordenação das Operações Internacionais

Metodologia de avaliação

Avaliação Contínua:
Avaliação Contínua (AC);
Projeto Final (PF);
Prova escrita de avaliação individual (PEAI).
Classificação Final = 0,20 AC + 0,40 PF + 0,40 PEAI
Avaliação por Exame:
Nota do exame = 100% da nota final.

Bibliografia

Principal

Horizonte Internacionalizar

Simões, Cristina, José Paulo Esperança e Vítor Corado Simões

2013

Guia para PME, AICEP/Audax, Lisboa. (Documento em pdf, disponibilizado aos alunos)

Foreign Operation Methods: Theory, Analysis, Strategy

Lawrence S. Welch, Gabriel R. G. Benito e Bent Petersen

2008

Cheltenham, Edward Elgar

Secundária

Towards more realistic conceptualisations of foreign operation modes

Benito, Gabriel, Bent Petersen e Lawrence Welch

2009

Journal of International Business Studies, Vol. 40 nº 9, pp. 1455-1470.

Innovation, organizational capabilities and the born-global firm

Knight GA, Cavusgil ST

2004

Journal of International Business Studies, 35(2):124-141

Toward a theory of international new ventures

Oviatt BM., McDougall PP

1994

Journal of International Business Studies, 25(1):45-64

International Business

Peng, Mike e Klaus Meyer

2011

Cengage Learning, Londres (especialmente na parte relativa aos capítulos 2 e 3 da matéria da disciplina).

Effectuation: elements of entrepreneurial expertise

Sarasvathy SD

2008

Edward Elgar, Cheltenham, UK