Estratégia e Internacionalização de Empresa (EIEMP)
Área
AC Gestão > UC Mestrados
Activa nos planos curriculares
Gestão e Estratégia Industrial > Gestão e Estratégia Industrial > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Estratégia e Internacionalização de Empresa
14ª Edição > 14ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Estratégia e Internacionalização de Empresa
15ª Edição > 15ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Estratégia e Internacionalização de Empresa
Nível
2º Ciclo (M)
Tipo
Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 3.0 h/semana
Trabalho Autónomo: 121.0 h/semestre
Créditos ECTS: 6.0
Objectivos
1 Sensibilizar os alunos para a importância e extensão dos negócios internacionais e as suas implicações nos mercados domésticos e internacionais
2 Introduzir os alunos ao pensamento de decisão de empresas com negócios internacionais
3 Explanar as motivações da internacionalização das empresas usando diferentes modos de entrada
4 Analisar os processos de internacionalização das empresas;
5 Apresentar as principais formas de expansão internacional das empresas;
6 Fornecer os instrumentos básicos de gestão das operações internacionais.
Programa
1 Introdução
2 Envolvente internacional da empresa
3 Teorias do investimento internacional
4 Processo de internacionalização
5 Gestão da exportação
6 Acordos Contratuais
7 Investimento directo estrangeiro
8 Estratégia e Coordenação das Operações Internacionais
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
Avaliação Contínua (AC);
Projeto Final (PF);
Prova escrita de avaliação individual (PEAI).
Classificação Final = 0,20 AC + 0,40 PF + 0,40 PEAI
Avaliação por Exame:
Nota do exame = 100% da nota final.
Bibliografia
Principal
Horizonte Internacionalizar
Simões, Cristina, José Paulo Esperança e Vítor Corado Simões
2013
Guia para PME, AICEP/Audax, Lisboa. (Documento em pdf, disponibilizado aos alunos)
Foreign Operation Methods: Theory, Analysis, Strategy
Lawrence S. Welch, Gabriel R. G. Benito e Bent Petersen
2008
Cheltenham, Edward Elgar
Secundária
Towards more realistic conceptualisations of foreign operation modes
Benito, Gabriel, Bent Petersen e Lawrence Welch
2009
Journal of International Business Studies, Vol. 40 nº 9, pp. 1455-1470.
Innovation, organizational capabilities and the born-global firm
Knight GA, Cavusgil ST
2004
Journal of International Business Studies, 35(2):124-141
Toward a theory of international new ventures
Oviatt BM., McDougall PP
1994
Journal of International Business Studies, 25(1):45-64
International Business
Peng, Mike e Klaus Meyer
2011
Cengage Learning, Londres (especialmente na parte relativa aos capítulos 2 e 3 da matéria da disciplina).
Effectuation: elements of entrepreneurial expertise
Sarasvathy SD
2008
Edward Elgar, Cheltenham, UK