Análise de Redes Sociais (ARS)
Área
AC Ciências Sociais > UC Mestrados
Activa nos planos curriculares
17ª Edição > 17ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Análise de Redes Sociais
15ª Edição > 15ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Análise de Redes Sociais
16ª Edição > 16ª Edição > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias > Análise de Redes Sociais
Nível
2º Ciclo (M)
Tipo
Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 2.0 h/semana
Trabalho Autónomo: 134.0 h/semestre
Créditos ECTS: 6.0
Objectivos
Dar a conhecer a análise de redes sociais (ARS), e o seu valor acrescentado no estudo dos fenómenos sociais, que reside no enfoque directo, e explícito na estrutura das relações sociais; compreender os efeitos desta estrutura, os constrangimentos e oportunidades que suscitam, na dinâmica dos colectivos, grupos e indivíduos.
Utilizar o Software UCINET VI na análise de redes sociais.
Aprender as principais medidas de caracterização de uma rede social completa e de ego redes (por ex: densidade, centralidade, cliques, equivalência estrutural).
Aplicar estas medidas na análise de fenómenos sociais/organizacionais tais como influência social, liderança, difusão da informação, capital social.
Programa
- Introdução: redes sociais o que é, e o que diferencia das análises tradicionais nas ciências sociais;
- Investigação em ARS :métodos de recolha de dados; tipo de dados (sociogramas); análise de dados com UCINET VI e visualização com NetDraw;
- Redes completas (densidade, centralização, reciprocidade) vs ego-redes (densidade, heterogeneidade..);
- Os indivíduos : centralidade, capital social;
- Os subgrupos: componentes , cliques, key-players;
- Posições e papéis : equivalência estrutural.
Metodologia de avaliação
- Trabalhos práticos: 25%;
- Trabalho escrito (15-pag; tema á escolha): 60%;
- Assiduidade e participação: 15%.
Bibliografia
Principal
Não existem referências bibliográficas.
Secundária
Não existem referências bibliográficas secundárias.