Marketing Digital e Social Media (MDSM)
Área
AC Gestão > UC Optativas
Activa nos planos curriculares
Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > Matemática Aplicada à Economia e à Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Marketing Digital e Social Media
Management > Management > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Marketing Digital e Social Media
Gestão > Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Marketing Digital e Social Media
Finanças > Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Marketing Digital e Social Media
Economics > Economics > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Marketing Digital e Social Media
Economia > Economia > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas > Marketing Digital e Social Media
Nível
1º Ciclo (L)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
Aula Teórica (T): 0.0 h/semana
Aula TeoricoPrática (TP): 3.0 h/semana
Trabalho Autónomo: 68.0 h/semestre
Créditos ECTS: 4.0
Objectivos
- Fornecer as competências e o conhecimento necessários para implementar uma estratégia integrada de Marketing Digital;
- Promover a reflexão, a estimulação e o desenvolvimento de competências de marketing alargadas, aumentando a eficácia na gestão do plano de marketing;
- Desenvolver e aprofundar competências práticas que permitam planear, implementar, monitorizar e analisar o retorno da estratégia e plano de marketing, indo ao encontro das necessidades de formação de profissionais da área.
- Apreender quais as etapas no processo de planeamento digital, que integra a vertente estratégica (análise mercado, segmentação, posicionamento), operacional (marketing mix e escolha das opções táticas) e de medição de resultados (relação entre métricas, ?Key Performance Indicators? ? KPIs - e resultados);
Programa
1.Tendências em Marketing Digital - Big Data; Marketing 3.0; Media Tradicionais vs Novos Media; Criação de Campanhas Integradas; Alinhamento off-line-online; Customização da oferta; Real Time Marketing; Mobile Marketing; Re-targeting.
2. Consumer Journey: O processo de compra do consumidor e os pontos de contacto com a marca. O conceito ZMOT (Zero Moment of Truth). A Consumer Journey segundo o modelo McKinsey.
3. Plano de Marketing Digital: Do planeamento, à implementação.
4. A definição de objetivos com recurso à metodologia SMART e a criação de personas.
5. A escolha do mix de comunicação de acordo com os objectivos:
Promocionais: online content, viral marketing, email marketing, brand sponsored media; Transacionais: e-commerce / digitalização do ponto de venda / direct marketing;
Relacionais: eWord-of-Mouth / Digital Engagement / Social Networking / Key Opinion Leaders / User generated content;
6. Publicidade em Marketing Digital: formatos, especificações e métricas (CPCs, CPMs, CTRs, CPA, etc).
7. A integração de social media (fóruns, blogs, vlogs e redes sociais) no plano de marketing.
8. Panorama das redes sociais no mundo e em Portugal - Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, Twitter, Pinterest, Snap.
9. Monitorização, gestão de crise e community management
10. Definição de métricas e KPIs; Análise de resultados e reporte.
Metodologia de avaliação
Exame escrito 60%
Participação e apresentação oral 10%
Relatórios escritos de trabalhos 30%
Bibliografia
Principal
Digital Marketing
Chafffey, D., Ellis- Chadwick, F
2015
6th Edition, Pearson
Secundária
Understanding Digital Marketing Strategies for Engaging the Digital Generation
Ryan, D.
2014
3rd edition, Kogan Page
Understanding Social Media
Ryan, D.
2015
Kogan Page